ECAISS promoveu curso de Libras no ano de 2022

Servidores, magistrados e terceirizados participaram do curso
Dois servidores do TRT-8 utilizam a Libras
— Foto: ASCOM8

A professora de Letras e Libras, Aline Silva, que é surda e tem pós graduação em tradutor intérprete de Português em Libras, foi a facilitadora durante uma semana do mês de novembro, do curso Libras - Módulo Básico. Para a professora Aline, é importante a realização do curso para facilitar a comunicação com o surdo, para melhor acesso aos serviços disponibilizados pelo TRT-8.

Com grande adesão de servidores, a iniciativa foi da Escola de Capacitação Itair Sá da Silva - ECAISS, em parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-8 e foi realizado com a intenção de divulgar o uso da língua de sinais na comunidade de ouvinte, no âmbito deste Regional, além de despertar o interesse em aprender a língua oficial da comunidade surda brasileira.

As atividades foram realizadas no período de 21 a 25 de novembro, no auditório da ECAISS, em Belém, e contou com a participação de magistrados, servidores e terceirizados, que puderam exercitar e conhecer mais sobre a Libras. 

O curso cumpre o disposto na Resolução CSJT nº 218/2018, que orienta que os Tribunais Regionais do Trabalho promovam formação, capacitação e qualificação de servidores e terceirizados para prestar atendimento a pessoas surdas ou com deficiência auditiva em Linguagem Brasileira de Sinais, inclusive nas Varas do Trabalho.

A outra facilitadora é Adelma de Cássia das Neves Mendes, ouvinte, é Especialista em Atendimento Educacional Especializado, graduada em Letras/Libras.

O curso Libras, do Básico ao Intermediário, possibilita o convívio com as pessoas surdas usuárias da Libras, com desinibição corporal em diversos contextos sociais, principalmente no contexto trabalhista, e compreende de assegurar à pessoa surda ou com deficiência auditiva o acesso à vida em sociedade.

No módulo básico os servidores aprenderam sobre a importância da Libras; como se comunicar corretamente com o surdo e o alfabeto manual. Os servidores aprovaram o curso de Libras e pretendem intensificar no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais.

Confira aqui as fotos do curso de Libras. 

 

#ParaTodosVerem: Foto 1 - Fotografia em ambiente fechado. Dois homens brancos conversam utilizando a Língua Brasileira de Sinais. Ao fundo, um quadro com exercícios. O homem do lado direito, usa óculos, tem barba e bigode, ele usa blusa quadriculada cinza de mangas compridas e calça preta. O homem do lado esquerdo usa blusa e calça na cor azul, cabelo pretos e um pouco calvo.

Foto 2 - Uma mulher parda de cabelos curtos e cacheados. Usa uma camisa amarela. Ela utiliza Libras para se comunicar.Fim da descrição.