TRT-8 reúne com instituições educacionais no Amapá e trata sobre parcerias
Dentre as visitas institucionais programadas pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região em Macapá, no período de 8 a 10 de fevereiro, um setor específico mereceu bastante atenção, que foi o das instituições educacionais que atuam no Amapá. Para o presidente, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, as faculdades e universidades têm um papel fundamental na formação de profissionais que atuarão no mercado, seja ele público ou privado, mas, acima de tudo, na construção de uma consciência sobre a importância de seu papel na promoção do desenvolvimento. "Para nós, do TRT-8, a relação estabelecida com as instituições de ensino sempre foi muito importante, tanto que é comum encontrarmos entre nossas magistrados e servidores pessoas que iniciaram sua formação como estagiários na nossa instituição, e pretendemos aprofundar isso aqui no Amapá", destacou o desembargador.
Para o professor Higgys Siqueira, um dos representantes da Estácio no encontro realizado no dia último dia 8, no Fórum Trabalhista de Macapá, essa proximidade do TRT-8 com as instituições de ensino será muito positiva. "Foi muito boa a conversa, a visita do presidente foi muito proveitosa e saímos daqui com a possibilidade de realizarmos vários projetos de forma conjunta, e eu tenho certeza que a universidade Estácio será uma grande parceiras nessa implementação, porque uma visita como essa permite um conhecimento maior da nossa cultura e da nossa história, o que contribui para pensarmos melhor as ações que possam ser desenvolvidas de forma conjunta para proporcionar a oferta de serviços de melhor qualidade para a nossa população."
A coordenadora do curso de Direito da faculdade Anhanguera de Macapá, Aline Nauane, também destacou a importância do encontro. "Hoje foi uma reunião de extrema importância, que aproximará a Justiça do Trabalho das instituições de ensino, que permite uma troca de experiência entre todas as partes, compreendendo as nossas demandas e como o tribunal pode contribuir na formação acadêmica dos alunos e na própria função social da faculdade, com a possibilidade de ampliação do oferecimento dos serviços da Justiça do Trabalho, com a descentralização do atendimento e uso da nossa estrutura para atendimento da população", reforçou.
No dia 9 de fevereiro foi a vez da inédita reunião da presidência do TRT-8 com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), que pela primeira vez recebeu a visita institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região em seu campus. No encontro estiveram presentes, além do presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, a desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, que também é professora do curso de Direito da Unifap, a Secretária-Geral da Presidência, Tatiana Martins, e o assessor de relações institucionais do Tribunal, Danilo Barbosa.
Pela Unifap, estiveram presentes o Reitor Prof. Júlio César Sá de Oliveira, a Procuradora Jurídica Dra. Larissa Moutinho, o Pró-reitor de graduação Prof. Christiano Ricardo dos Santos, o Pró-reitor de relações Interinstitucionais Prof. José Gemaque e o Coordenador do Curso de Direito Prof. Antonio Sabino Neto, que recepcionaram a equipe da JT e trataram assuntos referentes às futuras parcerias de projetos com o TRT da 8ª Região (PA/AP) tais como: itinerância trabalhista, inclusão e diversidade, estágio supervisionado, e juizado trabalhista no campus Marco Zero.
Alinhado com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Tribunal, com o programa “TRT8 Presente”, põe em prática o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes – e pretende proporcionar à população o acesso a uma justiça mais acessível a todos e uma sociedade mais justa.
#ParaTodosVerem: Foto 01 - Fotografia em ambiente fechado que reúne sete pessoas, entre eles cinco homens e duas mulheres, lado a lado. Do lado esquerdo dois homens brancos, um usa óculos e em cabelos e barbas grisalhos, ambos usam camisas de mangas compridas e calça social, ao lado um mulher branca de cabelos longos castanhos e usa macaquinho longo na cor cinza. Ao Centro um mulher branca, de cabelos loiros e longo, usa óculos e blusa estampada e saia preta. Do lado direito, um homem forte que usa calça bege e blusa vermelha, Ao lado um homem magro, usa óculos, terno cinza e gravata azul e por fim um homem branco de cabelos pretos, usa óculos e terno azul marinho e calça jeans clara.
Foto 02: Fotografia em ambiente fechado que reúne nove pessoas, sendo seis mulheres e três homens, representantes do TRT-8, Anhanguera e da Estácio. Fim da descrição.