TRT-8 realizou curso de redação de documentos oficiais para servidores da área administrativa
A Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair de Sá da Silva (ECAISS) do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), realizou durantes os dias 27, 28 e 29/3, na sala de aula da ECAISS em formato presencial, o curso de Redação de Documentos Oficiais, ministrado pela professora Olívia Rocha Freitas, doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente leciona no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP - Brasília).
Segundo Olívia Rocha Freitas, as aulas foram importantes para que com o estudo das formas de comunicação por documentos oficiais, a comunicação entre os servidores da área administrativa seja eficaz e direta para fomentar a eficiência do serviço público. “Foi estudado a linguagem, as formas de comunicação por meio de documentos oficiais; os servidores analisaram, revelaram as estruturas e a organização desses textos de uma forma mais simplificada. O curso é muito relevante porque fará com que os servidores possam se comunicar de uma maneira mais eficiente, precisa e objetiva, sendo assim, faz com que a gente atenda as questões referentes a eficiência do serviço público“, pontuou Olívia.
“Esse curso foi muito importante porque, além de gostar do estudo da língua portuguesa, apreciei como o curso foi bem ministrado com conteúdos novos de nosso idioma. Tenho certeza que esses conhecimentos contribuirão muito para a melhoria da redação dos documentos oficiais que nossa unidade elabora.” Contou Bárbara Barbosa, técnica judiciária lotada na Seção de Projetos.
A servidora Helaine, lotada na Divisão de Integridade e Controladoria Administrativa (DICAD), conta que o curso foi excelente, pois corrigiu erros e que a realização de cursos de redação de documentos oficiais é fundamental para agregar ao trabalho realizado pelos servidores da Justiça do Trabalho da 8ª Região. “O curso foi excepcional, desconstruiu muitos erros que eu cometia na produção de textos e criou uma nova perspectiva de trabalho, pois produzimos muitos textos. Acredito que a realização de mais edições deste curso é fundamental para que haja uma padronização e, sendo assim, os servidores possam escrever melhor e com mais eficácia, de forma mais simples, evitando expressões obsoletas e até errôneas”, enfatizou Helaine.
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado. Uma sala de aula com um mulher na frente da turma, atrás dela um quadro de retroprojeção, dois computadores e um cavalhete com folhas de papel. Em frente a mulher, uma turma grande com diversidade de homens e mulheres. Fim da descrição.