TRT-8 lança concurso de desenho Super Catavento
A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) realizou evento em que lançou oficialmente, nesta sexta-feira, 31, o concurso de desenho Super Catavento. A iniciativa irá selecionar um único desenho feito por um(a) aluno(a) de escola pública municipal ou estadual dos estados do Pará e Amapá para ser o mascote oficial da comissão. Acesse o edital aqui.
Símbolo mundial de enfrentamento ao trabalho infantil, o catavento nomeia o personagem que tem super poderes para combater o trabalho infantil e conscientizar a sociedade sobre os males decorrentes desta problemática que persiste até os dias atuais. O super-herói também terá o poder de envolver, de forma lúdica, crianças e adolescentes a respeito do tema. “Nós queremos, com este concurso, que o poder e a força de cada aluno e aluna sejam revelados nos desenhos que eles irão produzir”, comenta a juíza do trabalho do TRT-8 e uma das gestoras da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil, Vanilza Malcher.
Podem participar estudantes entre 6 a 17 anos de escola pública estadual ou municipal, regularmente matriculados, dos estados do Pará e Amapá. Cada escola deverá selecionar até cinco alunos(as) para inscrevê-los gratuitamente por meio deste formulário online do Google Forms. As inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 03, e seguem até 14 de abril.
Serão escolhidos 10 desenhos e apenas um vencedor, que será premiado com um aparelho celular, e a escola do(a) premiado(a) receberá uma placa especial pela premiação do seu aluno. O resultado final do concurso será divulgado no dia 19 de maio, às 9h, no auditório Aloysio da Costa Chaves, no prédio-sede do TRT-8.
O edital do concurso de desenho Super Catavento foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União e também pode ser acessado neste link.
Além do lançamento do concurso, a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8 também encerrou as atividades do mês de março do projeto Judiciário Fraterno. Foram ainda entregues certificados de conclusão do curso básico de informática ofertado pelo projeto aos participantes.
Estavam presentes na cerimônia madrinhas e padrinhos cidadãos, voluntários e apoiadores do Judiciário Fraterno, entre eles alunos, professores e representantes das escolas beneficiadas pelo projeto e de parceiros da ação, como a SEDUC e a SEMEC, magistrados e também o desembargador presidente do TRT-8, Marcus Augusto Losada Maia.
Judiciário Fraterno - O projeto Judiciário Fraterno foi criado em março de 2022 pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e desde então tem promovido atividades ininterruptas em prol da garantia dos direitos humanos. “Nós queremos dar nossa efetiva parcela de contribuição para corresponder à confiança que nos foi depositada e mostrar que a Justiça do Trabalho é de fato uma justiça social que se preocupa com a defesa dos direitos humanos”, declarou a desembargadora do TRT-8 e uma das gestoras da comissão, Maria Zuíla Lima Dutra.
O desembargador presidente do TRT-8, Marcus Augusto Losada Maia, reafirmou o compromisso e apoio do Tribunal à comissão, que existe desde 2014. “O trabalho que Vossa Excelência Dra. Zuíla desenvolve junto a colega juiza do Trabalho Vanilza Malcher é de tamanha excelência que me deixa comovido. Contem sempre com o apoio absolutamente indiscriminado do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região”, declarou.
Entre outros resultados da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, esteve presente na cerimônia um exemplo da intensa atividade do programa. Denilson Alves é afilhado da comissão desde seus 8 anos de idade e foi aprovado no curso de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2023. “É uma alegria imensa ver o auditório repleto de múltiplas pessoas importantes em cada âmbito do projeto e de jovens representando essa aprendizagem. É isso o que o projeto traz e quer: O combate ao trabalho infantil e o estímulo à verdadeira aprendizagem que transforma, como já dizia Paulo Freire”, relatou.
Durante o mês de março, o projeto Judiciário Fraterno certificou 258 mulheres e 21 afilhados com a realização de cursos profissionalizantes, inseriu 11 adolescentes em curso de aprendizagem e atingiu 1.100 famílias com todas as ações realizadas.
Confira aqui as fotos do evento.
Serviço: Concurso de Desenho Supercatavento
Período de inscrição: 03 a 14 de abril de 2023
Público alvo: Alunos das rede pública municipal e estadual
Edital do concurso Supercatavento
#ParaTodosVerem: Imagem 01 - Fotografia em ambiente fechado que reúne magistrados, estudantes, professores e voluntários do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8.
Imagem 02 - Fotografia em ambiente fechado que reúne seis pessoas, sendo quatro mulheres que vestem a camisa laranja e dois homens com terno. Fim da descrição.