EJUD8 conclui Formação Itinerante no Sul do Pará

Magistrados(as) e servidores(as) participaram de palestras, oficinas e rodas de conversa sobre diversos assuntos relacionados ao âmbito profissional e pessoal
Fotografia em ambiente fechado, mostra uma sala com diversas cadeiras e pessoas sentadas de frente para a câmera
— Foto: ASCOM8

Nesta sexta-feira (28), a Escola Judicial do TRT da 8ª Região (EJUD-8) concluiu a Formação Itinerante, na região sudeste paraense. Foram atendidas as Varas Trabalhistas de Parauapebas, Redenção, Xinguara, Marabá e Tucuruí.

Ao longo de quatro dias, magistradas(os) e servidoras(es) participaram presencialmente de palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas técnicos (Itinerância, conciliação, perícias, trabalho seguro), sobre gestão de vara e sobre qualidade de vida e saúde.

A Formação Itinerante tem como objetivo o aprimoramento e capacitação de magistradas(os) e servidoras(es), no enfoque técnico e humano. O evento dividiu-se em dois polos, Parauapebas (25 e 26) e Marabá (27 e 28), a fim de facilitar os deslocamentos e oferecer a cada grupo os temas mais relevantes.  

Nágila Quaresma, juíza titular da 4ª VT de Parauapebas e diretora do Fórum de Parauapebas, parabenizou a EJUD-8 pela iniciativa e palestras. “Trouxe uma visão individualizada, mais atenta à nossa realidade, inclusive do sul do Pará. Eu acredito que servidores de Xinguara, Redenção e daqui de Parauapebas estão com uma visão melhor, um contato de extrema importância, inclusive para a imagem do TRT-8. A EJUD-8 nos abraçando, abraçando o sul do Pará”, comenta.

Na manhã do dia 28, em alusão ao Abril Verde e em parceria com o Programa Trabalho Seguro do TRT da 8ª Região, as palestras foram abertas a estudantes e profissionais de Marabá, a fim de ampliar os debates sobre Meio Ambiente de Trabalho em Frigoríficos, um problema recorrente na região. A data também foi escolhida para marcar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

“Considero nosso evento em Marabá como oportuno e produtivo. Exatamente no dia em memória às vítimas de acidentes de trabalho, tivemos conversas qualificadas sobre o meio ambiente do trabalho nos frigoríficos. Além de aproximar as pessoas envolvidas, seguramente avançamos um pouco mais na conscientização sobre a importância de condições de trabalho justas, seguras e equitativas”, afirmou o desembargador do TRT-8 Paulo Isan Coimbra Júnior, coordenador do Programa Trabalho Seguro e Conselheiro da EJUD-8.

As palestras abordaram os temas: 'A cadeia produtiva dos frigoríficos de carne bovina e a atuação do Poder Judiciário na promoção do trabalho decente', 'Análise das dinâmicas sociais e econômicas da atividade frigorífica na Região de integração de Carajás, o direito à alimentação digna, e o sistema de renda e desigualdade social' e 'Meio Ambiente de Trabalho em Frigoríficos: o desafio de efetivar a NR36'.

Além disso, também foram realizadas rodas de conversa, como a que abordou saúde física e mental, com a psicóloga Bárbara Araújo Sordi. “A iniciativa do TRT-8 em ouvir magistradas(os) e servidoras(es) sobre os temas que gostariam que fossem abordados é super relevante pois já mostra o cuidado e possibilidades de intervenções a partir da realidade do trabalho e relações. Cuidar da saúde é algo que a própria equipe tem demonstrado ser importante e, acredito, que estes momentos de capacitações, oficinas, oportunizam trocas muito importantes e de valorização profissional”, declarou Bárbara.

Até o final do ano, a EJUD-8 seguirá em outras formações itinerantes, e atenderá as outras regiões do Pará e Amapá, jurisdicionados da 8ª Região. O projeto tem sido bem recebido por todos e todas. “Eu gostaria só de agradecer ao Tribunal por proporcionar esse momento a nós, servidores, de compartilhamento de informações, de formação de diretores de Vara, de servidores, de juízes, proporcionar essa troca de experiência. Isso faz com que nós, servidores, sejamos profissionalizados, valorizados e a sociedade é quem ganha”, relatou Clarense Coelho, diretor da VT de Xinguara.

Confira as fotos da Formação Itinerante em Parauapebas e Marabá aqui.

 

Serviço: Formação Itinerante EJUD8

Dias: 25 e 26/05 em Parauapebas; 27 e 28/05 em Marabá

 

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado, mostra uma sala com diversas cadeiras e pessoas sentadas de frente para a câmera.