ECAISS realiza curso sobre avaliação biopsicossocial para inclusão no trabalho

O curso foi realizado na manhã desta sexta-feira (5), na sala de aula da ECAISS.
Fotografia em ambiente fechado.
— Foto: ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), através da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS) e em parceria com a Coordenadoria de Saúde e a Escola Judicial (EJUD-8), realizou na manhã desta sexta-feira (5), o Curso Avaliação Biopsicossocial da Pessoa com Deficiência, ministrada pela médica e auditora fiscal do trabalho, Lailah Vilela. Realizado na sala de aula da ECAISS, na sede do TRT8 em Belém, foi conversando durante o curso sobre como realizar a aplicação da avaliação através de Conceitos fundamentais da avaliação biopsicossocial CIF Determinações legais Construção do Instrumento, Histórico, Versões. Estrutura e funcionamento do Instrumento Discussão de casos práticos trazidos pelos servidores; Estudo do Manual de aplicação Conceitos fundamentais sobre deficiência, acessibilidade, capacitismo e inclusão.

 
A Avaliação Biopsicossocial da Pessoa com Deficiência é um procedimento técnico de verificação que tem a finalidade de avaliar os direitos das pessoas com deficiência, como forma de identificar individualmente de que modo ela desabilita ou prejudica a autonomia plena na vida profissional.

“Entender como é o conceito de deficiência, hoje, é muito importante porque é um conceito que traz uma responsabilidade para sociedade remover as barreiras do preconceito, todos nós precisamos entender isso bem. Para o servidor, existir um instrumento de avaliação aplicado com a fundamentação técnica vai garantir maior justiça no acesso aos benefícios, por exemplo a redução de jornada de trabalho, uma aposentadoria especial e uma série de outros benefícios que o servidor tem direito mas que precisa ser bem avaliado.” Enfatizou Lailah Vilela, palestrante e Auditora Fiscal do Ministério do Trabalho.

Segundo a Juíza Titular da Vara do Trabalho de Capanema e coordenadora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRT-8, Camila Cavalcanti, a formação é de suma importância para que seja realizada uma avaliação correta e justa para fins de concessão de direitos à pessoa com deficiência.
“O curso de hoje é extremamente importante para avaliação das pessoas com deficiência. Hoje, a gente tem a resolução de condições especiais de trabalho, e a avaliação é biopsicossocial, ou seja, ela tem que considerar a pessoa como um todo, não só no aspecto biológico, e hoje estamos aprendendo na realidade como fazer essa avaliação correta e justa da pessoa com deficiência e, sendo assim, promovendo a igualdade.” Contou a juíza.

Thamires Moura, Assistente Social do TRT8, ressalta sobre qual o trabalho é realizado por meio da avaliação e quão é fundamental o aperfeiçoamento dos servidores para a aplicação.

“Hoje a gente usa essa avaliação com vários critérios para avaliar o acesso a direitos, como a concessão de aposentadoria, por exemplo, bem como para avaliar o tipo de jornada de trabalho, teletrabalho ou presencial, até mesmo uma redução de carga-horária. Então esse curso visa capacitar a equipe para fazer essa avaliação da melhor forma possível.” Concluiu.

 

#ParaTodosVerem: Fotografia dentro de uma sala de aula. À frente da turma, uma mulher vestindo camisa e calça pretas e um casaco preto e branco. Em frente a instrutora, alunos e alunas de diversas idades e biotipos. Atrás da instrutora, um quadro branco e uma mesa com dois computadores. Fim da descrição.