TRT-8 disponibiliza o sistema Pangea, nova ferramenta para pesquisa de precedentes qualificados

O sistema chega através de um Termo de Cooperação firmado com o TRT-4
 Arte com fundo azul. Acima, centralizado, o texto "Conheça o novo sistema Pangea+" em branco.
— Foto: ASCOM8

Desenvolvido para facilitar e acelerar de forma eficiente a pesquisa de precedentes qualificados a nível nacional e regional do Judiciário Trabalhista, o sistema Pangea passa a ser incorporado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP). A plataforma está disponível no portal institucional e pode ser utilizada por magistrados, advogados e cidadãos em geral. Acesse o Pangea aqui.

O sistema Pangea foi desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) com o objetivo de oferecer um meio rápido, objetivo e inteligente de pesquisa dos instrumentos de uniformização jurisprudencial. Segundo o chefe do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas, Bruno Rafael Queiroz de Andrade, a disponibilização da ferramenta pelo TRT-8 se deu por meio de um Termo de Cooperação firmado com o TRT-4.

Em uma única plataforma, estão reunidos todos os precedentes qualificados em matéria trabalhista, possibilitando a aplicação de filtros para aumentar a precisão da pesquisa. A busca pode ser otimizada a partir das chaves ‘questão’ (tema central do precedente extremamente sintetizado), ‘fundamento jurídico’ (dispositivos legais e jurisprudenciais que envolvam a questão relacionada àquele precedente) e ‘etiquetas nugepnac’ (palavras-chave que identificam aquele precedente).

A alimentação do sistema Pangea cabe à Divisão de Gerenciamento de Precedentes (DIGEP) e à Secretaria de Recurso de Revista, unidades vinculadas à Vice-Presidência. 

Para acessar a plataforma, basta entrar no portal do TRT-8, procurar a aba “Jurisprudência” e selecionar a opção “Precedentes Qualificados (Pangea)”. 

Com informações do TRT-5 e Pangea.

 

#ParaTodosVerem: Arte com fundo azul. Acima, centralizado, o texto "Conheça o novo sistema Pangea+" em branco. Abaixo, a logo do Pangea. No rodapé, a logo do TRT-8 na cor branca.