Conheça PACO e PIPA, robôs do TRT-8 que identificam e automatizam tarefas simples, volumosas e repetitivas do tribunal

Os robôs fazem parte do projeto Automatiza TRT
Arte com fundo azul e grafismos em formato hexagonal na cor azul mais clara. Ao centro, os dois robôs, Paco e Pipa, lado a lado.
— Foto: ASCOM8

Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) disponibiliza nesta semana os primeiros robôs do projeto Automatiza TRT, desenvolvido pelo TRT-4 (RS). Os robôs PACO e PIPA são os primeiros a serem disponibilizados e apoiarão atividades ligadas às Secretarias de Turma. O robô PACO está disponível no submenu "Robôs" do menu "Serviços", na intranet na Central de Notícias.

A iniciativa vem sendo conduzida por servidores do Escritório de Projetos da Presidência, Secretaria de Tecnologia da Informação e Coordenadorias de Turmas. Para permitir a utilização dos robôs no TRT-8, foram necessárias algumas adaptações no código fonte e ajustes de funcionalidades. 

Segundo o TRT-4 (RS), “o projeto Automatiza TRT consiste em uma plataforma de robôs que desempenham diversas tarefas auxiliares nas áreas judiciária e administrativa do tribunal. Atualmente existem 20 robôs, que já automatizaram tarefas que equivalem, em média, ao trabalho mensal de 25 servidores e que economizaram mais de 20 milhões de cliques dos usuários”.

Com a Política de Gestão da Inovação do TRT-8 (Resolução 18/2022) o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) vem realizando um conjunto de ações voltadas à difusão da cultura da inovação e fortalecimento das parcerias institucionais para modernização de métodos e técnicas de desenvolvimento do serviço judiciário. 

“Estabelecer uma rede com os demais tribunais e trazer as melhores soluções para o nosso regional é uma das nossas principais missões como laboratório de inovação”, explica Alex Santos, coordenador do Escritório de Projetos da Presidência do TRT-8.

Os robôs têm como objetivo identificar e automatizar tarefas simples, volumosas e repetitivas para atividades fins do tribunal e traz como ganhos:

  • Reduzir o trabalho que demandaria muitos servidores para executar;

  • Evitar lesões por esforços repetitivos e desmotivação dos servidores ao realizar tarefas monótonas e de baixa complexidade;

  • Empregar de maneira mais eficiente a força de trabalho, permitindo que os servidores se dediquem à atividades mais complexas e que requerem análise crítica;

  • Uniformizar de procedimentos e documentos;

  • Eliminar erros por desatenção;

  • Mitigar os efeitos do déficit no quadro de servidores;

  • Ganhar eficiência, celeridade e qualidade tanto nos  procedimentos internos do tribunal como na prestação jurisdicional, resultando em benefícios para toda a sociedade;

  • Elevar a satisfação dos usuários em razão da otimização da força do trabalho e da segurança com relação à qualidade e agilidade dos procedimentos.

Na primeira fase do projeto, serão implantados os robôs PACO PIPA, que serão utilizados pelas secretarias de turmas do TRT-8.

O robô PACO identifica os processos aptos para intimação de acórdão que estão na tarefa “Preparar Expedientes e Comunicações - Secretaria” e confecciona os atos para todas as partes do processo com advogados cadastrados e procuradorias. O PACO também pode intimar as partes sem advogados pelo DEJT ou ainda terceiros com advogados cadastrados, bastando para isso que essas opções sejam marcadas antes da execução do robô. A tarefa manual de produzir a intimação passará a ser executada pelo robô, permitindo maior agilidade e evitando as tarefas repetitivas.

Já o robô PIPA filtra os processos que estão na tarefa “Aguardando sessão de julgamento” com chip “Parte com Procuradoria”, em uma data específica selecionada pelo usuário na interface. O robô faz a intimação via sistema para ciência da sessão de julgamento.

Na segunda fase serão liberados os robôs GAEL e eCarteiro, com foco no trabalho das Secretarias de Vara, com o intuito de reduzir as ações repetitivas no gerenciamento de alvarás (com integração com o SIF e SIDCONDJ) e auxiliar no controle de correspondências pelo sistema eCarta.

 

#ParaTodosVerem: Arte com fundo azul e grafismos em formato hexagonal na cor azul mais clara. Ao centro, os dois robôs, Paco e Pipa, lado a lado. A Pipa, ao lado esquerdo, possui um tom rosa claro, e o Paco, ao lado direito, possui um tom branco. Os dois possuem um círculo azul com a logo da Justiça do Trabalho ao centro. Abaixo, a logo do TRT-8 em azul, acima de uma faixa branca com as bordas arredondadas.