TRT-8 e Amazon promoveram workshop sobre computação em nuvem nos dias 22 e 23 de junho

Evento foi realizado presencialmente no TRT-8
Fotografia em ambiente fechado.
— Foto: ASCOM8

Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), em parceria com a Amazon Web Services, realizou durante os dias 22 e 23 de junho, o workshop AWS Immersion Day. Destinado a profissionais das áreas de tecnologia da informação, o workshop teve como objetivo ampliar conhecimentos teóricos e práticos sobre computação em nuvem e acelerar a implantação de aplicações e serviços. 

Um dos desafios mais relevantes atualmente para a evolução tecnológica no serviço público é a adoção de infraestrutura e de serviços em nuvem. No Poder Judiciário, trata-se de uma política do Conselho Nacional de Justiça constante da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), estabelecida pela Resolução CNJ Nº 370 de 28/01/2021.

Além de gerar novas eficiências e fazer previsões mais precisas, o workshop também apresentou a experiência do TRT da 8ª Região com a migração do sistema PJe e dos sistemas satélites para a nuvem AWS. O TRT-8 foi o primeiro tribunal do Trabalho do norte e nordeste do Brasil a realizar a migração. “A nuvem é um elemento alavancador da transformação digital, que é fundamental para ampliar o acesso do cidadão aos serviços públicos digitais e melhorar a eficiência da gestão pública”, explica Diego Valdez, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do TRT-8.

De acordo com os organizadores, o workshop AWS Immersion Day é de grande importância para o poder público pois apresenta como a transformação digital é fundamental para o aprimoramento da gestão pública. “No evento AWS Immersion Days, pudemos compartilhar nossa experiência com outros órgãos públicos convidados, a maioria deles no início da sua jornada de migração para a nuvem. Também pudemos viabilizar, por meio de atividades em laboratório conduzidas pelos profissionais da empresa AWS, a disseminação de conhecimentos sobre a tecnologia”, conta Diego.

Gestor de Tecnologia da Informação há cerca de dez anos, o servidor Robert Rosa, do TRT-14 (RO/AC) elogiou o sucesso da implantação do sistema PJe para nuvem, realizado pelo TRT-8, e ressaltou que o workshop foi fundamental para tirar as dúvidas de como foi realizado este procedimento.

“O movimento de expansão e migração para nuvem, está bem forte e vem sendo vem sendo implantado como diretriz do CNJ. E o evento aqui do TRT-8 está mostrando ações realizadas pelo tribunal bastante importantes. A gente está conseguindo ter uma ideia bem ampla de como foi o sucesso da implantação na migração do PJe para a nuvem. Estamos conseguindo tirar as dúvidas que a gente estava tendo sobre este procedimento. A Justiça do Trabalho da 8ª Região está de parabéns pelo evento”, elogiou Robert.

Participaram do evento servidores de outros órgãos públicos como Ministério Público do Trabalho (MPT-PA), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), Instituto de Terras do Pará (ITERPA), Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (SEFA), Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), além de órgãos do Estado do Amapá e TRTs de outras regiões.

Confira mais fotos do evento aqui.

 

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado, em uma sala com paredes claras. Ao lado direito, estão enfileiradas cinco pessoas que vestem blusa preta. Ao lado esquerdo, a projeção de um slide que conta com os dizeres "A Nuvem Impulsionando a Era Digital no Setor Público" em branco.