TRT-8 promove ações de cidadania e visibilidade à população LGBTQIAPN+
Conquistas de direitos e visibilidade à população LGBTQIAPN+ foram o norte da programação organizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região na manhã desta quarta-feira, 28 de junho, dia em que se celebra internacionalmente o Orgulho LGBTQIAPN+.
A cerimônia de hasteamento das bandeiras oficiais colocadas em frente ao prédio sede do TRT-8 contou com a presença de magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Tribunal, autoridades convidadas, representantes de movimentos sociais, além de transeuntes que passavam em frente ao Tribunal e prestigiaram a ação em homenagem à data.
O diferencial neste hasteamento foi a bandeira do Movimento LGBTQIAPN+ que é colocada em destaque pelo segundo ano consecutivo. Para a miss internacional Queen Brazil, Isabella Santorinne, o Tribunal está de parabéns pela programação elaborada para celebrar a data, e pela coragem de hastear a bandeira.
Ela afirma que infelizmente o preconceito ainda é muito grande e parabeniza a coragem dos gestores do TRT-8 em prol da diversidade. “Pelo segundo ano o TRT-8 vem mostrando realmente que é a favor da diversidade, hasteando a bandeira, tendo essa coragem. A importância de mostrar a nossa população para a sociedade e falar que nós existimos e nós não queremos privilégios nenhum, só queremos direitos iguais para todas as pessoas”, pontua.
O analista judiciário do TRT-8, Thales Guerreiro Mendonça Cunha, que integra o Subcomitê da Diversidade, estava muito feliz em poder participar deste momento do hasteamento da bandeira no Tribunal. “Eu, como servidor LGBTQIAPN+, me sinto muito honrado e gratificado de estar presente e fazer parte deste momento com toda minha família, mãe, namorado. Foi muito importante, foi uma honra mesmo ser agraciado com esse privilégio, com essa conquista da luta das pessoas como LGBTQIAPN+”, comemora o servidor.
O coordenador do subcomitê da Diversidade do TRT-8, desembargador Antonio Oldemar Coelho, afirma que o objetivo do Comitê é manter essa ação afirmativa do Tribunal dentro do seu programa institucional de valorização dessas populações fragilizadas socialmente. “Hoje, dia do Orgulho LGBTQIAPN+, nós fizemos essa programação para dizer que o TRT-8 tem o compromisso com essa parcela da sociedade, seja no campo profissional, seja no institucional, seja no campo do respeito à diversidade, dos direitos fundamentais da pessoa, do respeito à dignidade da pessoa humana, é assim a política de manutenção do nosso programa. O Tribunal tem o compromisso de dar continuidade a essa visibilidade social, que a população tem que ter o respeito da dignidade humana neste grupo LGBTQIAPN+”, conclui.
Termo de Cooperação – No final da manhã, representantes do TRT-8 e da Universidade da Amazônia assinaram um termo de cooperação técnica que visa capacitar população trans e pessoas com deficiência no curso ofertado pela instituição universitária no campo da gastronomia, e encaminhar para o mercado de trabalho.
A reitora da Unama, Betânia Fidalgo, explica que, a partir da assinatura do termo de cooperação entre Unama e TRT-8, será possível neste segundo semestre beneficiar 10 pessoas no ingresso ao ensino superior e em seguida no mercado de trabalho. “Nós estamos muito felizes de poder estar nesta parceria exitosa com o TRT neste trabalho, que é um trabalho inovador, de qualificação para a gastronomia, que é uma vocação que nossa cidade, nosso Estado tem, mas também de pessoas LGBTQIAPN+, e também de pessoas com deficiência, então tenho certeza que será um curso muito exitoso, que vai ser um marco inicial, porque nós vamos também trabalhar com outros cursos, já estamos dialogando com o TRT para que a gente possa fazer a qualificação e essas pessoas tenham inserção no mercado de trabalho com qualidade e dignidade, esse é um ponto fundamental da parceria de hoje”, observa.
Para o presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, o compromisso desta parceria com uma universidade com expertise no talento e no mercado local é um acordo histórico, primeiro por ser celebrado na data de hoje, 28 de junho, Dia alusivo ao Orgulho LGBTQIAPN+. “Para nós é importante afirmar o nosso respeito e possibilitar que a gente saia para fora da nossa instituição, que a gente consiga pular os muros da justiça e a gente consiga atingir essa população, que fica à margem da sociedade. A gente vai possibilitar que essa população tenha capacitação, que depois consiga mercado de trabalho e sobretudo mantê-los trabalhando, que é mais importante ainda”, concluiu o presidente.
A programação se estende durante toda a semana, com todos os computadores do tribunal exibindo a bandeira do movimento, e com disponibilização de curso para o público interno sobre diversidade.
Confira aqui as fotos da programação.
#ParaTodosVerem: Imagem 01 - Fotografia em ambiente externo com seis pessoas que fazem o hasteamento oficial das bandeiras na frente do prédio sede do TRT-8.
Imagem 01 - Fotografia em ambiente fechado que reúne quatro pessoas sentadas, sendo dois homens e duas mulheres. O homem alto de óculos, do lado esquerdo assina um documento. Fim da descrição.