Sustentabilidade é tema de visita realizada pelo comitê de sustentabilidade do TRT-8 em Macapá

A ação aconteceu durante a tarde desta quinta-feira, 29.
foto em ambiente aberto. Com duas mulheres e três homens. Fim da descrição.
— Foto: ASCOM8

Durante o início da tarde de quinta-feira, 29, o Comitê de Patrimônio, Logística e Sustentabilidade do TRT-8, coordenado pela desembargadora Maria de Nazaré Rocha, realizou uma visita técnica no Fórum Trabalhista de Macapá. A ação tem como objetivo, incentivar as boas práticas e mais consciência no consumo de papel, energia, impressão e quanto ao uso de descartáveis.

A iniciativa do comitê é baseada na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como premissa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O "ODS" que vem sendo colocado em prática pelo comitê, tem como foco, criar cidades e ambientes mais inclusivos, sustentáveis e justos. "O poder Judiciário foi o primeiro no mundo a institucionalizar a agenda 2030. Por isso, é de extrema importância que o comitê realize ações de conscientização dos magistrados (as)  e servidores (as), em todos os Fóruns e Varas do Trabalho, quanto a necessidade de colocarmos em prática medidas que preservem o meio ambiente", explicou a desembargadora Nazaré Rocha que também é coordenadora do comitê.

"As ações que estamos colocando em prática são; a suspensão de  consumo de copo descartáveis, coleta seletiva, destinação adequada dos resíduos sólidos. Além de conscientizar sobre a utilização das impressoras e o consumo de energia. Ações essas que, já fazem parte do cotidiano no prédio-sede do TRT-8", pontuou a servidora Luisa Leão, que também faz parte do comitê.

A visita também é um momento para dialogar com os servidores e servidoras. "Aqui também é uma oportunidade de ouvir os servidores (as) sobre práticas que também possam enriquecer esse nosso compromisso com meio ambiente. Precisamos viver em um planeta mais limpo, seguro e sustentável", pontuou ainda desembargadora.

"O comitê reuniu com todos os servidores e nos mostrou o quão é importante colocar em prática as ações sustentáveis. Nós podemos nos desenvolver sem agredir o meio ambiente. Agora, nós temos um plano de logística sustentável e vamos colocar em prática, para melhorar ainda mais, nossa qualidade de vida", disse o analista judiciário João Batista Neto, lotado em Macapá desde 1996.

Ações

O comitê também realizou visitas de conscientização no prédio-sede e no Fórum Trabalhista. Foram 48 setores visitados e 258 pessoas atingidas com a ação.

O tribunal também realizou campanha de coleta de livros e lixo eletrônico durante a Semana da Reciclagem, comemorada em maio. Durante a ação o regional arrecadou mais 600kg de  resíduos.

Doação

Dentro das ações realizadas durante a Semana da Reciclagem, o TRT-8 doou equipamentos eletrônicos que estavam em desuso na sede para o  Centro Social Gileade, localizado no bairro de Águas Lindas. O espaço tem como objetivo promover o desenvolvimento ambiental, social e político. 

#ParaTodosVerem; Fotografia em ambiente fechado que reúne magistrados e servidores na sede do Fórum Trabalhista de Macapá. Fim da descrição.