TRT-8 recebe visita da presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça

Ministra Rosa Weber foi recebida por magistrados e servidores no Salão Nobre do Tribunal
Fotografia em ambiente fechado que reúne homens e mulheres, lado a lado, em pé
— Foto: ASCOM8

A manhã deste sábado, 5 de agosto, está marcada na história do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região como o dia em que o regional recebeu a visita oficial da ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, que está na capital paraense participando da programação da 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia. Recebida pelo presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, acompanhado da vice-presidente, desembargadora Ida Selene Sirotheuau Corrêa Braga e pela corregedora regional, desembargadora Zuíla Lima Dutra, além de demais membros da corte, magistrados e servidores, a ministra assistiu a um vídeo sobre a atuação de itineância do tribunal, elaborado pela assessoria de comunicação, e destacou sua satisfação em poder encontrar a todas e todos.

Ocorrida na manhã de sábado, em razão da agenda da ministra, a visita mobilizou os presentes, que reforçaram em suas falas a importância desse momento, como destacou a desembargadora do TRT-8, Rosita Nassar. “Pela primeira vez que o Tribunal Regional do Trabalho recebe a visita de um presidente do Supremo Tribunal Federal. E é mais importante pois essa presidente é egressa da Justiça do Trabalho, ela foi uma juíza do trabalho e se considera até hoje como tal. Eu tive a satisfação de conviver mais de perto com ela, na época que fomos convidadas pelo TST”, pontua.

Durante o encontro, o presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, deu as boas vindas e destacou o respeito pelo trabalho desenvolvido pela ministra Rosa Weber à frente do SFT e do CNJ. “Vossa excelência representa muito bem todos nós aqui da região e todos nós da Justiça do Trabalho. Somos e sempre seremos um Tribunal altamente comprometido com a causa da Justiça, em especial com a causa da Justiça do Trabalho. Seja muito bem-vinda, continue à frente do Supremo exatamente como vossa excelência tem pautado nas políticas institucionais que têm adotado. Temos tentado de alguma forma fazer o mesmo trabalho e a Itinerância é mais um ponto necessário para que a gente siga promovendo ação da Justiça do Trabalho em todos os campos da região. A senhora representa em especial toda a magistratura brasileira e em especial a magistratura trabalhista”, pontua o presidente do TRT-8.

A Corregedora Regional do TRT-8, desembargadora Maria Zuíla Dutra, em seu pronunciamento destacou o trabalho ininterrupto que o Regional desenvolve há 10 anos por meio da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. “Neste período nós já levamos benefícios direto ou indireto a mais de 130 mil pessoas não somente da grande Belém, como cidades do Amapá e de outras cidades do interior do Pará. Desde março do ano passado estamos com o projeto Judiciário Fraterno, que objetiva promover ações para crianças e adolescentes para que tenham vida plena, mas também às mulheres, pois quase 49% dos lares brasileiros são chefiadas somente por mulheres. Estamos promovendo ações para essas mulheres que são cuidadoras dessas crianças. O compromisso delas é retirar do trabalho infantil e mantê-los na escola porque é o caminho do desenvolvimento. De março do ano passado até hoje, 12 mil 766 pessoas pessoas estão reescrevendo a história de sua vida”, concluiu a magistrada.

A presidente do STF e do CNJ, ministra Rosa Weber ficou extremamente feliz e sensibilizada com a visita ao TRT da Oitava Região. “Essa visita me trouxe lembranças caras ao meu coração, com a presença do Georgenor, da Rosita, que comigo militaram juntos na Justiça do Trabalho na metade da minha carreira, que eu presidi o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região em 2002, 2003 e tinha um convívio muito afável, muito próximo com eles, quando íamos todos nos encontros da Justiça do Trabalho em Brasília. Para mim é um momento muito importante estar aqui, a Justiça do Trabalho é um baluarte, a Justiça do Trabalho vive em mim, é uma alegria imensa estar aqui, obrigada por tanta gentileza comigo”, finalizou a ministra.

Além de exemplares da Constituição Federal, a ministra Rosa Weber entregou os exemplares da primeira tradução da Constituição Federal para o idioma indígena nheengatu para os desembargadores da administração do TRT-8. Participaram também da visita o ministro do Tribunal Superior do Trabalho e conselheiro do CNJ, Luiz Philippe Vieira de Melo Filho, além de magistrados, magistradas, servidores, servidoras que integram a administração do TRT-8.

Confira aqui as fotos da visita. 

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado que reúne homens e mulheres, lado a lado, em pé. Fim da descrição.