TRT-8 apoia Semana Mundial de Amamentação celebrada no Pará
Com o slogan “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, foi lançada em Belém a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). A edição deste ano chama atenção para as dificuldades vividas por mães e pais que precisam dividir o seu tempo entre trabalho e bebês ainda na fase de amamentação. A mobilização defende a ampliação da licença maternidade remunerada e a adequação dos ambientes de trabalho para mães e bebês lactantes.
Entre diversas atividades programadas para a SMAM 2023, foi realizado na última quinta-feira, dia 10 de agosto, um colóquio envolvendo cinco temáticas alusivas ao slogan da mobilização deste ano. O encontro contou com a participação de técnicos de órgãos executores da campanha, como a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação de Saúde da Criança, e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, através do Banco de Leite Humano (BLH), além do Corpo de Bombeiros e Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP).
A coordenadora de Saúde da Criança da Sespa, Ana Cristina Guzzo, ressalta que, com as discussões da SMAM deste ano, pretende-se também criar bases para a adoção de licença remunerada e suporte nos locais de trabalho, de forma a facilitar a amamentação de bebês; envolver as pessoas e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho; e conscientizar sobre ações de melhoria das condições de trabalho e apoio relevante ao aleitamento materno.
“O apoio à amamentação influencia de forma positiva a saúde e o bem-estar tanto das mães que trabalham quanto dos bebês”, reitera Ana Guzzo, ao reforçar que o aleitamento materno é um direito bilateral, da mãe de amamentar seu filho mesmo trabalhando, durante os seis primeiros meses de vida da criança, o que é garantido pelas normas trabalhistas, e do bebê de ser alimentado adequadamente para crescer e se desenvolver em condições saudáveis, como manda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No Pará, a SMAM é resultado de uma articulação entre órgãos públicos e entidades de promoção à saúde feminina com o objetivo de conscientizar o público sobre os benefícios clássicos da amamentação, incluindo o principal, que é o combate à mortalidade infantil.
O encerramento das mobilizações em torno da Semana Mundial de Aleitamento Materno no Pará acontecerá em Belém, no dia 26 de agosto, sábado, em programação na Praça Brasil. A ocasião contará com apresentação da banda de música do Corpo de Bombeiros e do Arraial do Pavulagem, além de estações sobre amamentação, serviços do TerPaz Saúde e balcão de direitos, exposição de fotografias, pintura artística na barriga e seio, dança de mãe e bebê e amamentaço.
*Com informações da Secretaria de Saúde Pública do Pará.
Serviço: Encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno
Data: 26/6/2023
Horário: 9h
Local: Praça Brasil - Tv. D. Pedro I
#ParaTodosVerem: Arte gráfica com fundo azul. Acima, o texto "Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham" na cor branca. Abaixo, a logo dos realizadores e parceiros da campanha.