Presidente do TRT-8 é empossado como conselheiro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT)

A posse foi realizada na última sexta-feira, 25, durante a 6ª Sessão Ordinária do CSJT
Fotografia de dois homens branco que usam óculos,
— Foto: ASCOM8

a 6ª sessão ordinária do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), realizada na manhã da última sexta-feira, 25, aconteceu a posse dos dois novos Conselheiros do CSJT, representantes das regiões Norte e Centro-Oeste.

 

Os presidentes do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), desembargador Marcus Augusto Losada Maia (Norte) e do TRT da 23ª região (MT), desembargador Paulo Roberto Ramos Barrionuevo (Centro-Oeste) foram eleitos pelo Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).

Posse – No início da sessão, o Presidente do CSJT e TST, Ministro Lelio Bentes conduziu a cerimônia de posse, na ocasião os dois desembargadores prestaram o compromisso como membros titulares do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O Ministro Lelio Bentes deu as boas-vindas aos dois novos membros titulares do CSJT e desejou pleno êxito pelos próximos dois anos. “Nosso Conselho recebe com muita alegria e com muito entusiasmo, na certeza de uma contribuição entusiasmada, determinada para que possamos cumprir a nossa missão. Temos nos empenhados para além das funções de supervisão administrativa, de coordenação da atuação da Justiça do Trabalho, para que o nosso Conselho cumpra o papel que a sociedade almeja, de promover políticas judiciárias que efetivamente aproxime a Justiça do Trabalho das demandas e aspirações da sociedade brasileira, com eficiência, transparência e efetivo aperfeiçoamento da prestação jurisdicional”, pontua o ministro Lelio Bentes.

O desembargador presidente do TRT-8, Marcus Augusto Losada Maia recebeu a nomeação como Conselheiro do CSJT com muita honra. “Acredito que esse sistema adotado para permitir o rodízio entre as regiões além de ser absolutamente saudável, permite que os tribunais de uma maneira completa possam participar do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Tenho convicção que o aprendizado será extremamente profícuo e obviamente desempenhará o meu papel”.

Enfrentamento do Assédio – Durante a sessão ordinária, um dos projetos apresentados e aprovados pelo CSJT  foi o Ato que institui a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e toda Discriminação no âmbito da Justiça do Trabalho. “É um avanço histórico para a nossa Justiça do Trabalho. Toda a Justiça do Trabalho, em todos os níveis, estará submetida a essa política e inclusive já constitui um Grupo de Trabalho liderado pela Ministra Delaíde Miranda Arantes".

A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Maria Aparecida Gurgel, parabenizou o CSJT pelo Ato Normativo e destacou a Resolução 351 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que institui a política de Prevenção e Combate ao Assédio. “Violência no ambiente de trabalho, assédio moral, assédio sexual são temas que têm ganhado visibilidade. Estatisticamente o número de ações na Justiça do Trabalho vem aumentando a cada ano. A conscientização e informação que chega a sociedade, preservar a dignidade no ambiente de trabalho, é fundamental também nesse processo de olhar para o público interno. Vencer o desafio da banalização, da normalização, o que é anormal, sobretudo ações que envolvem autoridades. Parabéns ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Esse Ato será um espelho refletido na sociedade”.

 

#ParaTodosVerem: Fotografia de dois homens brancos, ambos usam óculos. Do lado esquerdo usa paletó azul claro, camisa branca e gravata vermelha. Do lado direito, usa paletó azul marinho, camisa branca e gravata azul marinho. Fim da descrição;