TRT-8 capacita servidores de Varas do Trabalho sobre o sistema de gestão de precatórios (GPrec)
Desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), o sistema de Gestão Eletrônica de Precatório (GPrec) é usado diariamente por diversos servidores e servidoras das varas do Trabalho da 8ª Região. Para aperfeiçoar e efetivar ainda mais esse uso, a Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss) do TRT-8 promoveu pela segunda vez neste ano um workshop voltado especialmente para as utilidades da ferramenta.
Desde a apresentação geral do sistema até às funções presentes na plataforma foram abordadas no curso. A capacitação durou duas semanas e foi voltada a servidores(as) que atuam em setores responsáveis pela execução da Fazenda Pública.
A coordenadora de Execução da Fazenda Pública do TRT-8 e uma das instrutoras do curso, Daniela Chamma Farias de Souza, explica que o trabalho realizado na Divisão de Precatórios é uma continuidade do trabalho exercido por servidores e servidoras atuantes em varas do Trabalho. “Nós damos seguimento em processos que são originários de Varas do Trabalho, e que os executados são entes públicos. Esse processamento da execução do ente público ocorre por meio de precatórios, e existe esse setor específico, subordinado à presidência do Tribunal, que faz esse processamento”, acrescenta.
Segundo a servidora, tudo na área de precatórios é automatizado, por isso as Varas do Trabalho precisam acompanhar a evolução do sistema, visando a aptidão da entrega dos precatórios para prosseguimento. “Nós buscamos que os servidores de vara tenham uma integração maior conosco e que eles possam acompanhar todas as mudanças que vão ocorrendo, tanto a nível de sistema como a nível de normatização interna e nacional, como as regulamentações do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho) e CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para que possamos cumpri-las”, destaca.
No primeiro semestre deste ano, o TRT-8 promoveu a primeira turma do workshop Sistema GPrec, mas devido a alta demanda, foi necessário formar esta segunda turma. De acordo com Daniela, a capacitação atual pôde apresentar a nova versão do sistema, lançada após o mês de julho.
Juntamente com Daniela, a servidora Andrea Costa Lucas, chefe da Seção de Controle de Precatórios e Apoio ao GPrec do TRT-8, também ministrou o workshop. Sobre o êxito do curso, Daniela comemorou: “Acho que nós tivemos o nosso objetivo atingido. Tivemos grande número de inscritos e participantes, e a participação durante o curso foi muito boa. Os servidores que participaram apresentaram as dúvidas porque eles já tinham algum contato com a matéria e estavam buscando mais um aprimoramento”.
O workshop Sistema GPrec foi realizado entre os dias 4 a 6 e 11 a 13 de setembro, via Google Meet. A modalidade telepresencial foi escolhida para abranger servidores(as) lotados em Varas do Trabalho fora da sede. “Temos vontade de fazer um curso com os servidores daqui em laboratório, mas atenderíamos um público bem menor então optamos por fazer esse treinamento de forma telepresencial para poder atender toda a 8ª Região”, finaliza Daniela.
#ParaTodosVerem: Captura de tela de uma chamada de vídeo. Nos dois extremos da vertical, uma faixa azul escura. Acima, o texto "Workshop sistema GPrec" em letras garrafais na cor branca, e abaixo a logo do TRT-8.