Participação da Justiça do Trabalho na Trasladação é marcada por emoção e fé

Uma tradição que vem sendo cumprida nas festividades do Círio há nove anos
Fotografia em ambiente externo que reúne uma centenas de pessoas na procissão da trasladação
— Foto: ASCOM8

Jovens, afilhados, padrinhos, voluntários, servidores e magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região participaram da trasladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré na procissão do último sábado, dia 07. O evento que antecede o Círio, realizado no domingo, 08, contou com a energia de fé e solidariedade que juntou a todos os presentes em caminhada com a Padroeira da Amazônia pelo combate e erradicação ao trabalho infantil.

Anderson Sarmento, 18 anos, é afilhado do projeto de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, no bairro do Tapanã, e participou pela primeira vez do pelotão na trasladação. “Eu entrei recentemente no projeto no meu bairro, participo das rodas de conversa e hoje estou aqui no Pelotão do TRT-8, porque sei da importância de combater o trabalho infantil para não prejudicar a vida das pessoas”, pontua.

Adrielle Sarmento, 14, irmã de Anderson, comemora que nas atividades da Comissão em seu bairro oferecem atividades que preparam os jovens a se tornar um jovem aprendiz. “Hoje eu vim com toda a minha família, minha mãe, prima, irmãos, pois sabemos da importância de combate ao trabalho infantil. Nas atividades nós aprendemos como se comportar em uma entrevista de emprego, como se capacitar para ser um jovem aprendiz”, detalha.

O jovem Fábio Freitas, 20, participou pela primeira vez e ficou muito feliz em estar presente neste momento da Campanha do Círio. Já Gabriel Natan, estudante, 17, ressalta a importância de parte do pelotão por causa de crianças e adolescentes. “Crianças e adolescentes devem aproveitar a infância. Não podem trabalhar, porque é errado”, conclui.

O pelotão do TRT-8 saiu por volta de 17h de frente do Clube do Remo com centenas de pessoas. Alguns servidores e servidoras do TRT-8 que entraram este ano no Regional puderam vivenciar de perto a devoção do povo paraense à Nossa Senhora de Nazaré. Exemplo disso foi Thamiris Leite, assistente social do TRT-8. "É inexplicável, porque de fato eu nunca tinha visto e vivenciado uma energia assim, foi mais pela energia da cidade. As pessoas ficam diferentes né, na sexta todo mundo saindo do trabalho e se abraçando, desejando bom Círio, parece o Natal! E as ruas enfeitadas e brilhantes e o olho das pessoas brilhando, é muito diferente de tudo que já tinha vivenciado! Sim, todo mundo respirando cultura e eu fiquei arrepiada!", comemora.

Para a desembargadora Maria Zuíla Dutra, uma das coordenadoras da Campanha do Círio 2023, embora seja o nono ano de atividade no Círio, a emoção é única a cada ano. “Porque a cada ano nós percebemos que há um aumento de pessoas que se voltam nesta luta que começam a ver com outro olhar o trabalho de crianças e adolescentes, começam a perceber o prejuízo que causa não somente à infância, mas a toda sociedade, então isso para nós é muito gratificante porque essa é a razão da nossa luta, é formar uma massa coletiva em defesa da infância e da adolescência", celebra a desembargadora.

A juíza do Trabalho Vanilza Malcher destacou a homenagem realizada no Auto do Círio. “Nós tivemos o reconhecimento do nosso trabalho no Auto do Círio que homenageou os Mártires da Amazônia, e a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil da Oitava Região foi uma das homenageadas como um dos mártires da Amazônia. Somos muito gratos a esse reconhecimento”, agradece a magistrada.

O presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, acompanhou o pelotão e afirmou que o trabalho realizado pelo Tribunal tem uma referência nacional. “A integração do TRT-8 com toda a campanha do Círio de Nazaré é sobretudo que a gente continue estimulando a sociedade de uma maneira geral para que seja necessário combater o trabalho infantil. A campanha é grande, tem que participar e apoiar. A Comissão coordenada pela desembargadora Zuíla é referência nacional e a gente precisa estimular esse debate”, conclui.

No domingo do Círio, voluntários, padrinhos e afilhados distribuíram ventarolas da campanha ao longo da avenida Nazaré. No próximo domingo, a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem participa da Romaria das Crianças, a partir das 7 horas da manhã, com saída da Basílica Santuário.

Confira aqui as fotos. 

 

#ParaTodosVerem: Foto 01 - Fotografia em ambiente externo que reúne uma centenas de pessoas na procissão da trasladação. Na frente duas mulheres vestida com a camisa branca alusiva à campanha do Círio do TRT-8. Em primeiro plano, a desembargadora Zuíla Dutra, de cabelos pretos, branca e ao lado, a juíza, Vanilza Malcher, usa óculos preto e chapéu rosa. 

Foto 2: Fotografia em ambiente externo de quatro jovens que usam a camisa da Campanha do Círio 2023

Foto 3: Fotografia em ambiente externo que reúne milhares de pessoas na procissão da Trasladação. Fim da descrição.