Palestra do TRT-8 reflete sobre a felicidade e os impactos do neoliberalismo

Professor da UFPA  e filósofo, Ernani Chaves,  dialoga com servidores(as) e magistrados (as) sobre emoções e sobrecarga de trabalho. 
Fotografia em ambiente fechado que reúne dezenas de pessoas sorrindo e em pé
— Foto: ASCOM8

 

Uma manhã de aprendizado, diálogo e troca de experiências. Foi assim a programação com a palestra do professor da Universidade Federal do Pará, Ernani Chaves, realizada no auditório da Ejud-8, no dia 27 de outubro. Com o tema: “É possível ser feliz o tempo todo? Impactos psíquicos do Neoliberalismo”, a conversa falou sobre vários aspectos da busca da felicidade e trouxe questionamentos aos presentes. “Porque a busca da felicidade? Por que ela nos falta? Ser feliz é a ausência de dor? A dor faz parte da condição humana”.

Durante a palestra Ernani Chaves discorreu sobre vários assuntos como pandemia, a cultura do afeto e o consumismo. O professor trouxe uma série de provocações. “Eu sou da filosofia, eu não tenho fórmulas prontas e nem respostas para essa questão tão difícil, o que é preciso para ser feliz? Ou como definir o que é a felicidade. Vivemos numa sociedade desigual, numa sociedade extremamente racista, numa cultura que vai sempre ser muito marcada por privilégios, então como podemos ser felizes?”, questiona. 

Os servidores (as) e os magistrados (as) que participaram da programação da campanha abrace suas emoções aprovaram toda a programação. A analista judiciária Luciana Pina, servidora há 17 anos, atua na vice-presidência, ressalta que o evento foi muito importante. “Achei essa semana muito importante  para a gente compreender melhor a nossa questão psicológica, faz parte do nosso ser, além da nossa parte material, nós temos a questão emocional que merece toda atenção. Achei importantíssima a palestra, um grande aprendizado para todos nós”, comemora a servidora.

Milane Rodrigues, coordenadora da Seção de Programa de Estágio (SEPRE) do TRT-8 afirma que o Tribunal teve um olhar humanizado. Eu achei muito importante o Regional ter esse olhar para o servidor, trabalhar essa questão emocional que hoje em dia tem adoecido tanto a gente. Estamos em busca de grandes performances, e, por vezes,esquecemos de cuidar da nossa saúde mental", observa. 

Já a servidora Patrícia Mello Alves, que atua na Secretaria de Gestão de Pessoas, ressalta que a conversa com o professor Ernani foi engrandecedora. “O que ele quis mostrar é que não existe uma fórmula pronta, nem única, a gente tem que escapar deste estereótipo, que a sociedade capitalista nos impõe. A gente tem que aprender a olhar mais para si próprio e olhar para o outro, fugir dessa coisa capitalista e consumista”, pontua a servidora.

Encerrando a palestra, o Professor Ernani Chaves agradeceu a oportunidade de estar no TRT-8. “Fiquei feliz em estar aqui. As instituições judiciárias são absolutamente fundamentais e o Tribunal do Trabalho em especial, que tem um papel social muito grande, tem uma relevância ímpar”.

A presidente em exercício do TRT-8, desembargadora Ida Selene Sirotheau destacou a importância da Semana da campanha Abrace suas emoções. “Foi um período muito importante para a gente realmente poder discutir a saúde mental, uma das coisas mais importantes hoje em dia dessa vida atribulada que a gente tem e a gente precisamos estar bem. A participação de todos e de todas é importante para que possamos refletir e avaliar com que está acontecendo com cada um de nós”.

Confira aqui as fotos do evento.

#ParaTodosVerem: Foto 01- Fotografia em ambiente fechado que reúne dezenas de pessoas, homens e mulheres, em pé, sorrindo. 

Foto 02- Fotografia em ambiente fechado, em destaque um homem pardo, usa óculos, cabelo preto e usa camisa manga comprida azul e calça jeans. Ele palestra sentado e segura um microfone.