Governo do Amapá alerta sobre cuidados durante período de queimadas no Amapá

Inalação da fumaça pode causar problemas de saúde
Fotografia em ambiente aberto de um homem negro com cabelos escuros e cacheados, usa blusa rosa, uma mochila azul nas costas
— Foto: ASCOM8

Os últimos meses do ano são de constante alerta para o estado do Amapá, na região norte do Brasil. As queimadas são recorrentes e requerem cuidados redobrados com a saúde. Por isso, é importante estar atento às orientações que devem ser seguidas neste período para evitar complicações.

A fumaça proveniente desta problemática pode aumentar o número de internações por doenças respiratórias. De acordo com o governador do Amapá, Clécio Luís Vieira, em 2023 o estado registrou mais de 10 mil focos de incêndio até o mês de outubro.

Segundo recomendações do médico Steven Pinheiro, coordenador da Coordenadoria de Saúde (Codsa) do TRT-8, “todos devem manter-se bem hidratados, e na presença da fumaça, a orientação é que usem uma máscara para evitar a inalação”.

O médico destaca ainda que os problemas de saúde que a inalação da fumaça pode causar são: faringite alérgica, rinite alérgica, sinusite alérgica e asma brônquica. É importante ressaltar que em caso de sintomas como náuseas, taquicardias, tonturas e/ou sensação de desmaio, torna-se necessário buscar atendimento médico.

Mais informações e orientações podem ser conferidas na nota informativa emitida pelo Governo do Estado do Amapá em conjunto com a Superintendência de Vigilância em Saúde.

Download da Nota Informativa n° 01/2023 NVST/DEVS/SVS/AP

 

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente aberto de um homem negro com cabelos escuros e cacheados, usa blusa rosa, uma mochila azul nas costas e máscara de pano azul claro. Ao lado direito, o texto "Governo do Amapá orienta sobre cuidados com a saúde no período de queimadas" na cor branca acima de uma faixa azul. No canto inferior direito, a logo do TRT-8.