TRT-8 adere à campanha de prevenção ao câncer de pele

Cerca de 30% dos tumores malignos são de origem da pele, de acordo com o INCA - Instituto Nacional do Câncer
#ParaTodosVerem
— Foto: ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (TRT-8), por meio da Coordenadoria de Saúde (CODSA), apoia a campanha "Dezembro Laranja". A iniciativa busca promover a importância da prevenção e do combate ao câncer de pele.

"Dezembro laranja" é uma campanha nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia que faz um alerta para a população sobre o câncer de pele, considerado o mais frequente no país. Cerca de 30% dos tumores malignos são de origem da pele, de acordo com o INCA - Instituto Nacional do Câncer.

A médica da CODSA, Luciana Ramoa, ressalta que considerando que o Brasil é um país tropical que tem incidência solar o ano inteiro, e esse câncer tem uma uma relação com a exposição solar, é muito importante que as pessoas tenham o devido cuidado com a pele.

Algumas maneiras de se prevenir contra a exposição da pele ao sol são: uso de filtro solar que é uma forma de prevenção diária, além de bonés ,roupas com protetor solar, uso de sombrinha, e evitar a exposição solar em horários de maior incidência que são entre 10h da manhã e 16h da tarde.

De acordo com a médica, a divulgação da campanha Dezembro Laranja é essencial para promover a conscientização de todos e destaca que, caso o servidor apresente alguma anormalidade em seu corpo, deverá marcar uma avaliação dermatológica para avaliar casos suspeitos.

"As principais lesões suspeitas são aqueles sinais que a pessoa tem há muito tempo, mas que mudaram de aspecto, cresceram, mudaram de cor, se tornaram mais pigmentados, aquela mancha vermelha que está descamando, ou aquelas feridas que não cicatrizam, principalmente, em áreas que pegam sol, elas são áreas que merecem uma avaliação dermatológica. A gente faz a orientação e se coloca à disposição", finaliza.

Serviço: Campanha Dezembro Laranja do TRT-8
Público-alvo: Servidores e magistrados do TRT-8
para tirar dúvidas, envie um e-mail para codsa@trt8.jus.br