TRT-8 realiza oficina de gestão com foco na inovação

A oficina faz da programação do XI Semana Institucional
Fotografia da palestrante
— Foto: ASCOM8

Na manhã desta quarta-feira (06), magistrados (as) e servidores (as) participaram da oficina "boas práticas para uma gestão eficiente", ministrada pela servidora do TRF-1, Gisele Fessore, Diretora da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Justiça Federal de São Paulo. A oficina faz da programação do XI Semana Institucional e foi realizada no salão Nobre do TRT-8, em Belém.

A oficina objetiva estimular os (as) participantes a pensar de forma criativa e inovadora os problemas do dia a dia, utilizando a técnica de Design Thinking. A metodologia é usada para criação de um novo produto, serviço ou para resolução de um problema, sempre levando em consideração a fase de planejamento. Na aplicação da técnica, a empatia, a experimentação e a criatividade são fundamentais para o alcance de soluções inovadoras. 

Para alcançar tais soluções é preciso se colocar no lugar do outro, conhecer seus sentimentos e necessidades, dessa forma as instituições precisam pensar nas soluções de seus problemas a partir do que o seu público almeja. Além da empatia, a experimentação é outra fase muito importante do Design Thinking, pois ela ajuda a reduzir os riscos e permite a detecção de falhas, antes da implementação da solução. 

Durante a realização da oficina, a palestrante convidou os (as) participantes para uma atividade em grupo, em que cada equipe apresentou soluções para problemas da instituição que poderiam ser solucionados ou tratados por meio de ações de capacitação, sejam elas, cursos, encontros, diálogos, palestras.

A Diretora da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Justiça Federal, Gisele Fessore, destacou a importância de abordar o método Design Thinking para magistrados (as) e servidores (as). "Essa oficina é para que todos (as) conheçam uma outra abordagem que pode ser utilizada no dia a dia da gestão para aumentar a produtividade, a eficiência, a colaboração e proporcionar a identificação de problemas e soluções que sejam feitas de forma colaborativa, envolvendo e engajando a equipe toda. Isso melhora a eficácia da implementação das soluções que o grupo inteiro pontuou."

Gisele Molinari Fessore - é graduada em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2000) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é Diretora da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Justiça Federal de São Paulo. Atua como conteudista, formadora, palestrante, tutora e facilitadora em cursos na área de Inovação, Design Thinking, Design Instrucional, Desenvolvimento de Lideranças e de Equipes, Comunicação, Gestão do Tempo, Introdução à Inovação, ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

#ParaTodosVerem: Fotografia da palestrante Gisele Molinari Fessore, mulher branca, cabelos castanhos na altura do ombro, usa um vestido cinza estampado, segura um microfone e está sorrindo.