TRT-8 promove treinamento sobre DataJud, sistema da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário
Servidores e servidoras do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região participaram durante essa semana, de 05 a 09 de fevereiro, do treinamento sobre o DataJud, Base Nacional de Dados do Poder Judiciário.
Cerca de 16 pessoas participaram do evento que teve como finalidade apresentar o DataJud e suas funcionalidades. O curso foi ministrado pelos servidores Luiz Damascena, Assessor de Projetos; e Paulo Rodrigues, chefe da Divisão de Estatística e Ciência de Dados do TRT-8, no Laboratório de Informática da ECAISS.
Para a Secretária da Corregedoria Regional do TRT-8, Liliane Cohen, a iniciativa foi um divisor de águas para a equipe que participou. ”Nós que atuamos no Judiciário Trabalhista temos que nos aprofundar, porque o Datajud consolida toda a base estatística do Poder Judiciário, e através dele que o TRT-8 vai ser avaliado em relação a sua eficiência, sua produtividade, através dele que alcançamos nossas metas, os índice de conciliação, o índice de atendimento da demanda. É de suma importância que a gente tenha esse conhecimento aprofundado do tema e o curso está sendo realmente muito proveitoso e dinâmico, a equipe está de parabéns, tanto a escola como os servidores envolvidos”, comemora.
O servidor Nilson do Carmo Barroso garante que está adquirindo novos conhecimentos sobre o DataJud. “Aprendi novas informações sobre o Sistema DataJud que virá para apurar as informações de tramitação processual da Justiça do Trabalho. Para nós é uma novidade, porque trabalhamos mais ligados ao sistema E-gestão, um sistema feito pelo CSJT e próprio da Justiça do Trabalho”.
O facilitador Paulo Rodrigues explica que o DataJud foi criado em 2020 pelo Conselho Nacional de Justiça para toda a Justiça brasileira e o objetivo do treinamento foi dar uma visão histórica do Sistema. “Os servidores já conhecem ou pelo menos já ouviram falar do DataJud e da sua principal característica, que é essa mudança de apuração, não apurar simplesmente por movimento, mas pelo que é chamado de ‘situação’. Então, o objetivo do curso foi dar uma visão geral sobre o DataJud, com uma base histórica, definindo o significado do DataJud, quais são os fundamentos, a sua base teórica e também uma parte prática, utilizando e aplicando em processos”, explica.
DataJud - Instituída pela Resolução CNJ n. 331/2020 como fonte primária de dados do Sistema de Estatística do Poder Judiciário – SIESPJ, a Base Nacional de Dados do Poder Judiciário – DataJud é responsável pelo armazenamento centralizado dos dados e metadados processuais relativos a todos os processos físicos ou eletrônicos, públicos ou sigilosos dos os tribunais indicados nos incisos II a VII do art. 92 da Constituição Federal.
Confira aqui as fotos do treinamento.
*Com informações do CNJ.
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado que reúne 12 pessoas no Laboratório de informática.