Varas do Trabalho com serviço de excelência serão premiadas pelo TRT-8

A iniciativa da Corregedoria Regional pretende valorizar o trabalho dos magistrados (as) e servidores (as) das 56 Varas de Trabalho
rte gráfica com fundo azul e imagem da fachada do TRT-8. Em primeiro plano, ao lado esquerdo a imagem de um troféu com o texto:
— Foto: ASCOM8

Com objetivo de incentivar a adoção de medidas que melhorem a entrega de serviços e o atendimento da Justiça do Trabalho no Pará e Amapá, a Corregedoria Regional criou o Prêmio “Excelência”, lançado neste ano de 2024.

De acordo com a Corregedora regional, desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra, “uma das funções da Corregedoria é promover o estímulo e a valorização do trabalho de cada magistrado(a) e servidor(a), para que obtenham os melhores resultados que, por conta de nossa competência jurisdicional, promovem a tão necessária e desejada justiça social. É claro que esses resultados são de grande relevância porque também favorecem o nosso TRT8 em âmbito nacional”, garante a desembargadora.

A iniciativa foi instituída por meio da portaria CR nº 15, 04 de janeiro de 2024, e pensada pela Corregedoria do TRT-8  tendo por base o necessário e fundamental estímulo a todos as pessoas que integram as Varas do Trabalho do Pará e Amapá. “É também uma forma de valorizar e reconhecer a importância do trabalho que desenvolvem diariamente nas Varas de Trabalho”, complementa a magistrada.

O Prêmio terá o formato de troféu e será entregue durante as correições para as Varas do Trabalho que conseguirem o conceito “Excelente”, que é atribuído com base em critérios objetivos apurados na forma do anexo II no Ato Normativo CR 01/2022. O Ato Normativo prevê as seguintes questões: cumprimento de metas nacionais e indicadores institucionais,  variação positiva ou negativa no acervo de processos em tramitação no período correicionado (somatório dos processos pendentes de baixa no conhecimento e na execução) e prazo médio do ajuizamento ao arquivamento definitivo.

A desembargadora Maria Zuíla Dutra explica que o conceito da Unidade é apurado durante as atividades correicionais que serão realizadas ao longo do ano em todas as Varas do Trabalho do Pará e Amapá. 

Correições - No dia 27 de fevereiro inicia o período de realização das Correições Ordinárias, que têm a Corregedoria regional à frente das atividades. As Varas do Trabalho de Macapá e Monte Dourado serão as primeiras a receber o trabalho correicional do TRT-8, até o dia 01 de março.

A secretária da Corregedoria Regional do TRT-8, Liliane Cohen Calixto, acrescenta que o Prêmio Excelência será atribuído durante as Correições. “As Varas do Trabalho que receberem o conceito Excelente durante as Correições Ordinárias serão contempladas com o Prêmio Excelência. Quando fazemos a ata de Correição, nós avaliamos a unidade conforme os critérios estabelecidos no Ato Normativo, e é atribuído o conceito”, finaliza. 

Arte gráfica com fundo azul e imagem da fachada do TRT-8. Em primeiro plano, ao lado esquerdo a imagem de um troféu com o texto: Prêmio Excelência 2024, abaixo a logo do TRT-8 e na base do troféu, a frase Vara do Trabalho. Ao lado direito, uma faixa azul com o seguinte texto: Justiça do Trabalho da 8ª Região lança prêmio Excelência voltado às Varas do Trabalho do Pará e Amapá. Abaixo a logo da Justiça do Trabalho.