TRT-8 promove curso de informática para jovens e adultos

A capacitação foi realizada de forma presencial no prédio-sede do TRT-8
#ParaTodosVerem:Fotografia em ambiente fechado com diversas pessoas sentadas, lado a lado, entre homens e mulheres, em uma sala
— Foto: ASCOM8

Até essa sexta-feira, 23, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) está promovendo um curso de informática profissionalizante para jovens e adultos. A ação é de iniciativa da Divisão da Infância e Adolescência do TRT-8 (Dinfa).  

O curso, realizado no laboratório de informática da Dinfa, tem o objetivo apresentar aos alunos fundamentos do uso de computador no mercado de trabalho. O conteúdo programático aborda desde tópicos básicos como, a utilização de mouse e teclado até a edição de documentos, planilhas, apresentações, formulários, produtividade web e computação na nuvem.

A juíza do trabalho e gestora da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, Vanilza Malcher, ressaltou a importância desse curso profissionalizante como a primeira ação do ano da Dinfa. “Essa é a primeira ação interna da Dinfa. O ano de 2024 promete muitos eventos aqui na Divisão. Nós vamos vivenciar juntos com nossos voluntários, padrinhos e com os afiliados do projeto padrinho do cidadão. Por ser um um projeto de muito êxito precisamos dar seguimento a esse trabalho, porque temos beneficiado muitas crianças, adolescentes e jovens. Em 2024, completamos 10 anos de atividades ininterruptas de combate ao trabalho infantil” finaliza.

A desembargadora e gestora da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, Maria Zuíla Lima Dutra, relata sobre o trabalho realizado há 10 anos pelo TRT-8. "Quando nós começamos, nem nós conseguimos visualizar naquele primeiro momento que nós faríamos tantas ações com fé, uma atrás da outra, beneficiando tanta gente. Então quando nós olhamos para trás, agradecemos a Deus. Que nos impulsionou e inspirou para que a gente continuasse esse trabalho de solidariedade, de amor, de partilha que é um trabalho que promove a verdadeira inclusão social. Porque na nossa visão, o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes passa necessariamente pela educação, e as nossas ações são baseadas na educação como forma de prepará-las para enfrentar desafios que a vida brasileira", comenta.

Aprendizado - O aluno do curso Emerson Reis, que está em busca de novas oportunidades profissionais, comentou sobre a importância de ter essa qualificação em seu currículo.  "Se atualizar, buscando esse conhecimento é de grande importância pro mercado de trabalho. Eu já fiz um curso de informática há muitos anos, e agora estou me atualizando para realizar um serviço bem feito e para o meu conhecimento pessoal também. Desde já agradeço ao TRT-8 por essa oportunidade", comemora.

A estudante Joana Freitas da Costa, 15, moradora do bairro da Terra Firme, destacou sobre as suas expectativas ao finalizar o curso de informática. “O meu objetivo é conseguir um emprego. Eu tenho apenas informática básica, quero inovar as minhas habilidades, tenho certeza que esse novo curso me ajudará bastante futuramente", finaliza.

Durante o encerramento do curso, a dona de casa Edileuza Fonseca contou que inicialmente iria apenas trazer a sua filha ao curso de informática no TRT-8, mas foi convidada para participar do projeto, e resolveu ficar. “Eu não iria fazer o curso, mas o professor me convidou, e eu fiquei junto com a minha filha .Eu trabalho com a venda de doces, bolos e pães em casa para ajudar no orçamento mensal da família. Esse aprendizado vai me ajudar bastante no meu trabalho”, finalizou.

Nesta sexta-feira, 23, os participantes receberam o certificado que marcou o encerramento do curso profissionalizante.

Confira aqui as fotos.

#ParaTodosVerem:Fotografia em ambiente fechado com diversas pessoas sentadas, lado a lado, entre homens e mulheres, em uma sala de informática. À frente, uma mulher em pé com um  microfone na mão.