TRT-8 inaugura novas instalações da Vara do Trabalho de Altamira (PA)
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), desembargador Marcus Augusto Losada Maia acompanhado da diretora-geral, Regina Uchôa, do secretário-geral, Rodopiano Neto, e demais servidores, inauguraram na quarta-feira, 06, às 10h, as novas instalações da Vara do Trabalho de Altamira, na região sudoeste do Estado do Pará.
A VT de Altamira é uma das mais antigas do TRT-8 e, de acordo com o coordenador de Manutenção e Projetos do TRT-8, Herlon Pereira, o prédio recebeu modernização nos mobiliários; instalações elétricas e lógicas em estilo industrial; acessibilidade; lâmpadas em led; descargas com duplo acionamento e torneiras automáticas; gabinete de juiz substituto; segunda sala de audiências; novo espaço da OAB e espaço/cofre para segurança para guardar as armas.
A diretora-geral do TRT-8, Regina Uchôa, ressalta que a VT de Altamira precisava de uma adequação por ser um prédio antigo, e inclusive adequação no que diz respeito à acessibilidade. “Pensando no melhor atendimento ao jurisdicionado, aos magistrados (as) e servidores (as), foi iniciada essa reforma no ano passado e agora estamos entregando a Vara do Trabalho de Altamira com mobiliários novos, melhor acessibilidade e condições do jurisdicionado para que todos possam trabalhar e serem atendidos em um ambiente saudável, limpo, organizado e moderno”, comemora a diretora-geral.
A unidade do TRT-8 em Altamira foi criada no dia 07 de novembro de 1986 e tem em sua jurisdição as cidades de: Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. A VT de Altamira funciona na avenida Presidente Tancredo Neves, nº2776, bairro: Independente II, e foi a primeira unidade a receber o projeto "TRT-8 Presente", que consiste na visita presencial do presidente com a equipe de diretores para conhecer as pessoas que atuam nas varas do Trabalho fora de Sede, bem como a estrutura disponibilizada, sempre dialogando com os representantes da advocacia nas respectivas localidades.
A diretora da Secretaria da VT de Altamira, Luciana Cunha, é servidora há 13 anos da Justiça do Trabalho e desde 2021 está como diretora de Secretaria de Vara do Trabalho. “Quando fui nomeada, em novembro de 2011, a Vara do Trabalho de Altamira havia acabado de passar por uma reforma, e após quase 12 anos estávamos precisando novamente de uma reforma, em especial a parte elétrica. Fiquei feliz pela iniciativa do Tribunal de ter priorizado a reforma do nosso prédio em frente a outros projetos. A distribuição dos ambientes ficou muito boa, ganhamos uma sala da OAB, uma despensa, uma guarita e instalações próprias para os terceirizados. A mobília, computadores e centrais de ar são todas novas trazendo não apenas melhora na qualidade do trabalho, mas também promoveram um ambiente mais confortável e produtivo para nossa equipe”, comemora.
Luciana Cunha informa ainda que em Altamira as maiores demandas que recebem na VT são: o reconhecimento de vínculo do trabalho, verbas rescisórias e horas extras. “Nossa equipe é formada por 11 pessoas, entre magistrados e servidores, como: analista judiciário, técnico judiciário, oficial de justiça e agentes de segurança. O juiz substituto na titularidade da Vara do Trabalho de Altamira é Leandro Moreira Donato”, finaliza.