TRT-8 promove curso sobre Itinerância para magistrados (as) e servidores (as)
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá) está promovendo o curso "A Justiça do Trabalho vai até você" nos dias 13 e 14 de março de 2024, buscando aprimorar a compreensão sobre a Justiça do Trabalho e sua relevância na acessibilidade jurídica. Com duração de 6 horas, das 14h às 17h e modalidade híbrida, o curso abrange desde a introdução à itinerância até estratégias de resolução de desafios em regiões remotas.
Destinado a magistrados (as) convocados (as) e servidores (as) do 1º Grau de Belém e Ananindeua que atuam em itinerância ou têm afinidade com o tema, a modalidade híbrida oferece flexibilidade, permitindo a participação presencial para magistrados (as) e servidores (as) atuam na capital e proximidades e via Meet (meet.google.com/ofs-msoc-bde) para participantes de fora da sede. Essa abordagem diversificada promoverá uma troca rica de experiências, enriquecendo o aprendizado. Confira a Portaria de convocação aqui.
O curso, ministrado pelos juízes Avertano Messias Klautau e Otávio Bruno da Silva Ferreira, proporciona uma imersão profunda em quatro módulos: Compreensão da Itinerância e do Público, Atendimento Humanizado, Direcionamento Eficiente do Jurisdicionado e Resolução de Desafios em Itinerância, oferecendo aos participantes a oportunidade única de adquirir conhecimentos essenciais.
O curso tem o objetivo de contribuir para uma Justiça mais inclusiva e acessível, compreendendo não apenas os desafios, mas também as soluções. Aprofundar os conhecimentos nos módulos sobre atendimento humanizado, direcionamento eficiente do jurisdicionado e resolução de desafios fornecerá ferramentas para superar os obstáculos logísticos, assegurando a eficácia desse importante processo na Justiça do Trabalho.
Curso sobre itinerância: "A Justiça do Trabalho vai até você!"
Data: 13 e 14 de março de 2024
Horário: 14h às 17h
Modalidade: Híbrida
Presencial para Magistrados(as) de Belém e Ananindeua e servidores da Sede
Meet: Demais Magistrados(as) convocados(as) e servidores fora da Sede - Link meet.google.com/ofs-msoc-bde
Local: Auditório da EJUD - Fórum Trabalhista - 12º Andar
Instrutores: Avertano Messias Klautau e Otávio Bruno da Silva Ferreira
Portaria de convocação aqui
Conteúdo programático:
Módulo 1: Compreensão da Itinerância e do Público
1. Introdução à itinerância e seu impacto na acessibilidade à justiça.
2. Perfil socioeconômico dos jurisdicionados carentes.
3. Compreendendo as barreiras enfrentadas pelo público em áreas remotas.
Módulo 2: Atendimento Humanizado
1. Princípios de atendimento humanizado e comunicação efetiva.
2. Sensibilização sobre diversidade e inclusão no contexto jurídico.
Módulo 3: Direcionamento Eficiente do Jurisdicionado
1. Estrutura do TRT-8 e serviços disponíveis para pessoas carentes.
2. Procedimentos para o encaminhamento de casos e orientação jurídica.
3. Simulação de casos: da recepção ao direcionamento.
Módulo 4: Resolução de Desafios em Itinerância
1. Estratégias para superação de obstáculos logísticos e de comunicação.
2. Gestão de expectativas e a garantia dos direitos dos jurisdicionados.
3. Estratégias de acompanhamento e feedback dos jurisdicionados.
O que é esse curso?
É um programa único, pensado especialmente para desmistificar o acesso à Justiça do Trabalho e aproximar os serviços jurídicos da nossa comunidade. Vamos juntos descobrir como a Justiça do Trabalho pode ser acessível a todos e entender melhor os processos itinerantes, uma maneira eficaz de garantir que nenhuma voz fique sem ser ouvida.
Por que participar?
- Conhecer detalhes sobre serviços itinerantes e como eles podem beneficiar a comunidade.
- Ter a oportunidade de fazer parte de um movimento que visa tornar a justiça mais inclusiva e acessível.
OBJETIVOS:
O objetivo do "curso sobre Itinerância: A Justiça do Trabalho vai até você!" é fornecer conhecimentos sobre como funciona o processo de itinerância na Justiça do Trabalho, ou seja, como essa modalidade permite levar os serviços judiciais diretamente às partes envolvidas em regiões distantes dos centros urbanos, facilitando o acesso à justiça e garantindo a todos o direito a um julgamento justo e imparcial.
Importante:
Conforme disposto da Resolução TRT8 nº 409/2008, fará jus ao certificado de participação em eventos internos o servidor que obtiver frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento) do total da carga horária fixada.