TRT-8 lança formulário digital que facilita o ajuizamento de reclamação trabalhista

O serviço será utilizado pelas 56 Varas do Trabalho da Justiça do Pará e Amapá
Arte gráfica nas cores branco, azul, amarelo e verde. No canto superior esquerdo a pergunta “Você Sabia?”, à dir
Arte gráfica nas cores branco, azul, amarelo e verde. No canto superior esquerdo a pergunta “Você Sabia?”, à direita a ilustração de uma figura masculina, com blusa azul e calça preta, ao lado a ilustração de um aparelho celular. No centro, o texto: “Aqui tem JT. A Justiça do Trabalho com você!”. Abaixo das ilustrações, o texto: Com o "Aqui tem JT" você pode dar entrada em uma reclamação trabalhista em apenas 10 minutos. Acesse a ferramenta digital no Portal do TRT-8”, no rodapé o logo do TR

Com apenas um clique no site oficial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região você poderá iniciar o atendimento para fazer uma reclamação trabalhista. Essa é a finalidade do do serviço “Aqui tem JT”.

Para facilitar o acesso à Justiça, o TRT-8 criou um serviço online para ajuizamento de reclamação trabalhista no Portal de notícias do Regional. A ferramenta chamada "Aqui tem JT" já está disponível e pode ser acessada na seção de serviços do site ou ainda na parte inferior da página, procure o ícone "Aqui tem JT" e tenha acesso direto ao formulário. Para acessar clique aqui.

Desenvolvido pela Secretaria  de Tecnologia da Informação do TRT-8 (Setin), o serviço permite ao cidadão acesso direto a um formulário simplificado, em que ele deve informar os seus dados pessoais, fornecer informações básicas da empresa ou pessoa física a qual prestou serviços e fazer um resumo dos dados referentes à relação de trabalho. O texto não precisa estar em linguagem jurídica, logo não há necessidade de auxílio de um(a) advogado(a).

O Núcleo de Atendimento e Atermação Virtual (NAAVI) é o responsável pelo acompanhamento do serviço virtual e está disponível para tirar dúvidas e fornecer esclarecimento em caso de dificuldade com a ferramenta nos canais: central.atendimento@trt8.jus.br ou pelo telefone (91) 4008-7082.

O Chefe do Núcleo de Atendimento e Atermação Virtual de Belém, Audrey Dias, reforça que o sistema é bem intuitivo. “O 'Aqui tem JT' é bem interativo, o cidadão acessa pelo site do TRT-8 e inclusive pode anexar os documentos relativos à solicitação da reclamação trabalhista", detalha. 

O portal do TRT-8 é fácil de ser acessado também pelo aparelho celular, então se você precisa ajuizar uma reclamação trabalhista, acesse o site do TRT-8 (trt8.jus.br) e procure pelo serviço “Aqui tem JT”. As informações estão claras e acessíveis.  Pelo celular ainda é possível enviar as documentações em formato de imagem.

Central de Atendimento de Macapá

Na Central de Atendimento de Macapá são realizados cerca de 30 atendimentos diariamente entre atendimentos presenciais e remotos. Segundo o chefe da distribuição dos feitos do Foro Trabalhista de Macapá, Pedro Garcia Brito, a nova ferramenta “Aqui tem JT” está ajudando a levar a Justiça do Trabalho aos cidadãos sem a necessidade deles se deslocarem até o foro de Macapá.

Pedro Garcia Brito ressalta que o aplicativo “Aqui tem JT” é uma ferramenta de extrema importância nas ações da Justiça Itinerante. "Aqui tem JT" melhora o acesso à Justiça do Trabalho

Para Renan Ferreira, analista judiciário da Setin e um dos desenvolvedores da ferramenta, as reclamações trabalhistas que irão chegar poderão ser tratadas de forma padronizada. “Com isso será permitido fazer o levantamento de dados estatísticos que vão nos fazer entender melhor o nosso público-alvo e como atendê-los mais eficientemente. Desde fevereiro de 2024 a ferramenta também conta com o módulo de Justiça Itinerante para facilitar o atendimento fora das dependências do TRT-8 e suas unidades. Esperamos que o nosso processo de trabalho aliado ao aplicativo seja uma referência de como facilitar o acesso à Justiça do Trabalho”, finaliza o servidor.

Serviço: “Aqui tem JT”

Onde acessar: Portal do TRT-8, disponível aqui

Dúvidas: envie um e-mail para central.atendimento@trt8.jus.br ou ligue (91) 4008-7082.

 

Texto: Andreza Gomes

Arte: Thamires Lameira.