TRT-8 lança segunda etapa da campanha #JT8SemASSÉDIO
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região inicia este mês a segunda etapa da campanha #JT8SemASSÉDIO, desta vez com o slogan “Assédio Não Tem Cara”, utilizando o espelho como símbolo para incentivar a autorreflexão: “Eu tenho comportamentos e posturas inadequadas?” Ao longo das próximas semanas, nas redes sociais, serão colocadas informações sobre os tipos de assédio, especialmente no trabalho, e como é importante que todos façam sua parte por um ambiente de convivência mais saudável.
As informações são baseadas em palestras já realizadas no ambiente do TRT-8, tendo a frente a Coordenadoria de Saúde, com a sua profissional de serviço social Thamiris Moura Leite e o psicólogo Jose Gabriel Rossi. Em linhas gerais, eles explicam que o assédio moral, por exemplo, é a violação da dignidade ou integridade tanto mental quanto física de outra pessoa por meio de uma conduta abusiva. Já o assédio sexual é uma manifestação sensual ou sexual, alheia à vontade da pessoa a quem se dirige.
Além de identificar os diversos tipos de assédio, eles ressaltam a necessidade da autorreflexão para não reproduzir comportamentos abusivos e que acabam sendo normalizados no cotidiano. Assim como a atenção às atitudes das pessoas à sua volta, tornando-se parte ativa no combate ao assédio. Por isso, o slogan da segunda etapa da campanha estende-se ao dizer que o assédio “sempre deixa sinais” - e é preciso estar atento a eles.
“Relações de trabalho saudáveis são frutos de ambientes em que o respeito e a ética fazem parte do cotidiano do trabalho, concebido como central e organizador da vida das pessoas. A forma como nos relacionamos é fruto da sociedade em que vivemos, queremos continuar nos relacionando assim?”, pontuou o psicólogo.
ETAPAS - Em sua primeira etapa, realizada durante o período carnavalesco, a campanha #JT8SemASSÉDIO focou no combate ao assédio sexual, tendo como tema “Respeito se vive na pele”. A campanha também acolheu o “Não é Não”, popularizado em todo o país, para lembrar que não é paquera, e sim assédio ou importunação sexual, a abordagem sem consentimento. Já a próxima etapa da campanha, intitulada “Não é brincadeira!”, prevista para o próximo mês, foca nos diferentes tipos de assédio moral. Cartazes lembrarão como até mesmo palavras - como “idiota” e “inútil” - podem criar ambientes insalubres.