Comissão de Ética do TRT8 tem nova estrutura e Plano de Trabalho para 2017
Criada com o a finalidade de implementar e gerir o Código de Ética, a Comissão de Ética do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região teve seu Plano de Trabalho Anual aprovado para o exercício 2017.
Composta por três servidores, a Comissão de Ética do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região conta, atualmente, com as servidoras, Lia Cruz (Coordenadora de Governança Institucional), Simone Pipolos (Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas) e Mônica Guimarães (Coordenadora de Sistemas de Informação).
Para participar da Comissão é preciso ser servidor efetivo e não ter sofrido, nos últimos cinco anos, punição penal ou administrativa.
O Novo Plano de Trabalho da Comissão de Ética, objetiva difundir o código de ética entre os servidores do Tribunal, a fim de que todos pautem suas ações e relações institucionais em atos, comportamentos e atitudes éticas, despertando o senso crítico e a importância dos valores éticos em suas condutas.
Segundo Lia Cruz, Coordenadora da COGIN do TRT8 e recém integrante a se juntar à Comissão, é importante falar sobre ética pois, além de a ética ser um elemento necessário para a formação do cidadão, também permite o bom convívio em sociedade. “Discutir sobre ética nos permite avaliar qual é a forma certa de agirmos diante das multiplicidades de ideias, interesses, significados e sentidos de cada ser humano”, complementa Lia.
Entre as atribuições da Comissão estão: dirimir dúvidas a respeito da interpretação e aplicação do referido Código e propor à Presidência soluções aos casos omissos; garantir os direitos de seus usuários; receber denúncias ou representações formuladas contra servidor e/ou unidade do Tribunal nas quais se apresente ato contrário à ética; e também submeter ao Presidente do Tribunal sugestões de aprimoramento do Código de Ética e de normas complementares.
Minuto Ético
O Minuto Ético é a principal ação que será implementada pela Comissão nos próximos meses e tem como objetivo apresentar, de forma clara e sucinta, um pouco do Código de Ética para os servidores da Oitava Região.
“A intenção é de forma rápida (daí a ideia do minuto), repassar pequenos lembretes éticos, que possam familiarizar os servidores ao que dispõe o nosso Código. Não seria uma capacitação, mas uma forma de trazer para nossa rotina, lembretes práticos e aplicáveis em nosso dia a dia” explica Simone Pipolos.
Você pode entrar em contato com a Comissão pelo e-mail: com.etica@trt8.jus.br
Saiba mais sobre a Comissão de Ética no Portal do TRT8.