Assinatura digital auxilia na redução do consumo de papel

A meta do Plano de Logística Sustentável é reduzir em 15% o consumo de papel até 2026
Você sabia? O TRT-8 dispõe de um manual com o passo a passo de criação digital. Rápido. Fácil. Acessível.
Texto da imagem: Você sabia? O TRT-8 dispõe de um manual com o passo a passo de criação digital. Rápido. Fácil. Acessível. Arte gráfica nas cores branco, azul e verde.
Audiodescrição da imagem: 

Em um mundo cada vez mais digital, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região está incentivando servidores (as), magistrados (as) e terceirizados (as) a abraçarem a modernidade e contribuírem para um ambiente mais sustentável. A proposta? Dizer adeus às impressões desnecessárias e abraçar a praticidade da assinatura digital.

O uso da assinatura digital em substituição à tradicional coleta de assinaturas em papel não apenas economiza tempo, mas também alinha o Tribunal com práticas sustentáveis, reduzindo significativamente o consumo de papel e promovendo eficiência nos processos. 

A assinatura digital é legalmente reconhecida, proporcionando a mesma validade jurídica que uma assinatura manuscrita. Isso garante a segurança e integridade dos documentos assinados eletronicamente e reduz consideravelmente o tempo gasto em procedimentos burocráticos. 

O TRT-8 disponibiliza uma cartilha informativa sobre a utilização da assinatura digital. No manual estão presentes as orientações de como assinar documentos no formato PDF utilizando o certificado digital (token). Convidamos todas e todos a lerem a cartilha, disponível aqui. 

Dados

O Plano de Logística Sustentável (PLS) determina a aplicação de forma consciente dos recursos e promove a utilização de insumos e materiais de forma consciente. O relatório de desempenho do plano, divulgado em 2023, apontou que o TRT-8 atingiu a meta do ano e reduziu 39% o consumo de papel em relação a 2022. 

A meta do PLS é reduzir em 15% o consumo de papel até 2026.

 

Serviço: Manual de criação da assinatura digital 

Acesse aqui

Público-alvo: Magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as)