TST e CSJT lançam edital para projeto de memórias e experiências de pessoas com deficiência

Iniciativa busca dar visibilidade às trajetórias e às contribuições deles no ambiente de trabalho
Fotografia em um ambiente fechado, no centro uma mulher caminhando com seu cão guia.
ParaTodosVerem: Fotografia em um ambiente fechado, no centro, uma mulher caminhando com seu cão guia. — Foto: ASCOM8
Audiodescrição da imagem: 

25/4/2024 - O Tribunal Superior do Trabalho (TST), em conjunto com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), anunciou a abertura de inscrições para um projeto inovador que visa destacar memórias, vivências e experiências das pessoas com deficiência no contexto da Justiça do Trabalho. O edital convida servidores e magistrados ativos e aposentados a compartilharem suas histórias, evidenciando suas capacidades e contribuições no ambiente laboral.

De acordo com as disposições preliminares, o projeto tem como objetivo principal visibilizar as trajetórias de vida dessas pessoas, destacando não apenas os desafios enfrentados, mas também suas conquistas e influências positivas no ambiente de trabalho. Ao compartilhar essas experiências, busca-se reconhecer o impacto significativo da presença e participação social das pessoas com deficiência na Justiça Trabalhista.

Seleção

Serão selecionadas 30 pessoas com deficiência que façam parte da história da Justiça do Trabalho para serem entrevistadas, com o objetivo de produzir registros literários em formatos acessíveis. Esses registros serão disponibilizados à sociedade, promovendo a valorização e o reconhecimento da presença e da influência desse grupo no crescimento da Justiça Trabalhista.

O regulamento para as inscrições no projeto estabelece que podem participar servidores e magistrados, tanto ativos quanto aposentados, com deficiência da Justiça do Trabalho. A seleção das pessoas entrevistadas será feita considerando alguns marcadores, como os diversos tipos de deficiências, raça, gênero, orientação sexual e representatividade de aposentados e ativos.

Inscrições

As inscrições serão realizadas por meio de um formulário eletrônico disponível nas páginas do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior do Trabalho, no período de 25 de abril a 9 de maio de 2024. A análise das inscrições e a seleção dos entrevistados serão de responsabilidade do Grupo de Trabalho designado para o projeto, conforme o Ato Conjunto TST.CSJT.GP nº 29, de 8 de abril de 2024.

Resultados

Os resultados da seleção serão divulgados até o dia 20 de maio de 2024, quando as pessoas eleitas para serem entrevistadas serão notificadas. Para esclarecimentos adicionais sobre o edital, os interessados podem entrar em contato exclusivamente pelo e-mail asdin@tst.jus.br.

Essa iniciativa reflete o compromisso do TST e do CSJT com a valorização da diversidade e a promoção da inclusão no ambiente jurídico, reconhecendo e celebrando as contribuições únicas e valiosas das pessoas com deficiência na Justiça do Trabalho.

(Flávia Félix/GS)