Roda de conversa promovida pelo TRT-8 recebe diretor de “Servidão”

O cineasta Renato Barbieri estará em evento no Cine Líbero Luxardo
A imagem mostra o cartaz do filme e fotos dos participantes da roda de conversa
Descrição de imagem: card com imagem do filme Servidão, mostra um dos personagens, um homem negro, em detaque. Ao centro, o texto: exibição do filme com roda de conversa como o diretor Renato Barbieri, dia 16 de maio, no Cine Líbero Luxardo, na Av. Gentil Bittencourt, 650, das 10h às 12h. Abaixo fotografia dos três participantes do debate: Vanilson Rodrigues Fernandes, juiz do Trabalho/Renato Barbieri, cineasta e diretor de criação/Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior, desembargador do Trabalho. No rodapé as

Movimentos abolicionistas no Brasil não acabaram com a decretação da Lei Áurea, em 1888. É isso que destaca o documentário “Servidão”, que se coloca como ferramenta na luta contra a escravidão moderna. Para aprofundar o tema, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) promove exibição e roda de conversa no dia 16 de maio (quinta-feira), com participação do diretor Renato Barbieri. Será de 10h às 12h no Cine Líbero Luxardo.

Se juntam ao cineasta na conversa o juiz do Trabalho Vanilson Rodrigues Fernandes, titular da VT de Xinguara, e o desembargador do Trabalho Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior. O evento, voltado para magistrados (as) e servidores (as), também terá na plateia estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Graziela Moura Ribeiro, além de membros da Associação dos Aposentados do TRT-8 (AAJUTRA8) e estudantes do curso de Direito, da UFPA. 

O documentário longa-metragem foi lançado nacionalmente em janeiro deste ano e mostra a versão contemporânea do trabalho escravo no Norte brasileiro, assim como a luta dos movimentos de resistência. Barbieri é conhecido pela direção de “Pureza” (2022), que também aborda a temática da escravidão contemporânea no Brasil. 

A roda de conversa é uma forma de engajamento na luta contra o trabalho análogo ao de escravo e ao aperfeiçoamento continuado dos magistrados (as) e servidores (as). A ação é promovida por programas do TRT-8. Um deles é o Programa Trabalho Seguro, coordenado pelo desembargador Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior e pelo juiz do Trabalho Albeniz Martins e Silva Segundo.

O outro é o Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, composto pelos desembargadores Francisco Sérgio Silva Rocha e Suzy Elizabeth Cavalcante Koury.

Mais ações - Fomentando a importância do trabalho justo e seguro, o TRT-8 realizou recentemente programação alusiva ao Abril Verde, também engajando estudantes da rede pública. Na ocasião, alunos de cinco escolas de Belém receberam a visita da peça teatral sobre o trabalho seguro e a visita do desembargador Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior.

SERVIÇO 

“Servidão – uma roda de conversa com o diretor Roberto Barbieri”

Data: 16 de maio (quinta-feira)

Horário: 10h às 12h 

Local: Cine Líbero Luxardo (Centur), na Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré