TRT-8 promove palestra sobre educação e pesquisa

A programação fez parte da 22ª Semana Nacional de Museus
Fotografia do auditório  Aloysio da Costa com diversos alunos da Escola Técnica e da Escola de Nível Médio Magalhães Barata sent
Descrição de imagem: Fotografia do auditório Aloysio da Costa com diversos alunos da Escola Técnica e da Escola de Nível Médio Magalhães Barata sentados enquanto o desembargador do Trabalho, Luis José de Jesus Ribeiro, está no palco do auditório.
Audiodescrição da imagem: 

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, por meio do Memorial da Justiça do Trabalho "Juiz Arthur Francisco Seixas dos Anjos", realizou na manhã da última quarta-feira (15), uma palestra sobre educação e pesquisa como parte da programação da 22ª Semana Nacional de Museus. O evento ocorreu no auditório Aloysio da Costa e foi ministrado pela Professora Dra. Dayseane Ferraz. Alunos da Escola Técnica e da Escola de Nível Médio Magalhães Barata estiveram presentes.

O desembargador do Trabalho, Luis José de Jesus Ribeiro abriu o evento, destacando a importância da Semana dos Museus e abordando o Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado em 10 de maio. Durante seu discurso, enfatizou que a memória judicial é um tesouro inestimável. 

“Sendo cada caso resolvido, cada direito trabalhista garantido e cada injustiça reparada, um contribuinte fundamental para o fortalecimento dessa memória coletiva, que é a base de todo o sistema judiciário trabalhista”, disse.

A professora Dra. Dayseane Ferraz, falou sobre a importância do tema deste ano (Educação e Pesquisa) para destacar a relevância dos museus para a população, como lugares ricos em história e memória, sendo portais para tempos passados.

Ao pontuar que os museus são ambientes produtivos e ricos para pesquisa, a professora ressaltou que seus objetos, textos e acervos não apenas refletem a sociedade atual, mas também revelam sua construção ao longo do tempo.

A professora de Português Elzira Lopes destacou a importância da palestra para seus alunos, complementando uma visita anterior ao museu Emílio Goeldi. “Nós fizemos um trabalho muito interessante, coincidência ou não veio a calhar isso aqui, pois vai complementar o que eles já viram lá”, afirmou.

Após a palestra, o grupo de dança do programa Artes em Saúde da Cynthia Charone proporcionou uma apresentação animada com músicas regionais, encerrando com sucesso a programação do dia e cativando o público presente. 

A Semana Nacional de Museus teve início no dia 13 de maio, com a realização da Feira de Artesanato no Hall do Fórum Trabalhista. Além de oferecer uma variedade de produtos, a feira promoveu o empreendedorismo, como destacou o servidor Edmar Amaro da 9ª Vara do Trabalho, ao expressar a importância dessa iniciativa. “É sempre gratificante ter uma feira como essa à disposição, especialmente quando o tempo é escasso”.

A palestra ministrada pela Professora Dra. Dayseane Ferraz marcou o encerramento da programação da Semana Nacional dos Museus, proporcionando conhecimento e aprendizado aos presentes.

Veja mais fotos no Flickr.