Estudantes de Vila Taboca recebem ação itinerante

Os alunos interagiram com juiz e servidores da Vara de São Félix do Xingu
#ParaTodosVerem: A foto mostra estudantes sentados em carteiras na companhia da equipe da Vara do Trabalho.
#ParaTodosVerem: A foto mostra estudantes sentados em carteiras na companhia da equipe da Vara do Trabalho.

Envolver a comunidade em temáticas de conscientização é um dos objetivos  do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP). Em nova ação itinerante, a comunidade escolar da Vila Taboca recebeu a visita da equipe da Vara do Trabalho de São Félix do Xingu no dia 22 de maio. 

 

Os locais visitados foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Globo Verde e a Escola Estadual de Ensino Médio Carmina Gomes. O juiz do Trabalho Eduardo Ferraz e Joziene Ferreira da Silva, diretora da Vara, ressaltaram a importância do estudo para as crianças e adolescentes. 

 

“Nós acreditamos que o conhecimento é a chave que abre portas”, declarou Joziene. Ela disse que o objetivo da ação foi levar conhecimento com foco na importância da manutenção dos alunos na escola. “Focamos na importância deles não desistirem, estudarem e batalharem para a quebra de ciclos e melhorarem de vida por meio dos estudos”, ressaltou.

 

Nas ocasiões, foram exibidas produções audiovisuais com informações sobre combate ao trabalho infantil. Uma delas é “Pureza” (2022), longa-metragem estrelado pela paraense Dira Paes. O filme conta a história real de uma mulher que arruma emprego em fazenda e acaba testemunhando o tratamento brutal de trabalhadores rurais escravizados. Agora, além de buscar pelo filho desaparecido, ela precisa escapar de lá e informar as autoridades sobre as atrocidades.

 

Também houve distribuição da cartilha "Trabalho Infantil – 50 Perguntas e Respostas – Proteção ao Trabalho Decente do Adolescente e Aprendizagem" e da revista da Turma da Mônica "Trabalho Infantil nem de Brincadeira". Cada aluno ganhou ainda um catavento - objeto que é símbolo da luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo. Participaram da ação 120 alunos (as), do 8° e  9° ano.

 

Engajados - “Foi bem proveitosa a visita. Os alunos gostaram bastante e ainda comentam o assunto em sala de aula”, diz Domingos Gomes, diretor da Globo Verde. Ele conta que o assunto sobre os direitos de crianças e adolescentes dividiu opiniões entre os pais. Já os alunos, destaca o diretor, mostraram entusiasmo com as temáticas e perguntaram quando serão as próximas ações da Justiça do Trabalho na escola.

 

Veja mais fotos aqui