Aula Inaugural do Treinamento em Gestão de Equipes Diversas - Inclusão de Pessoas com Deficiência

O evento reforçou a importância dos gestores (as) na inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho
Fotografia em ambiente fechado. No centro, estão homens e mulheres de pé e sorrindo para a foto. Ao lado da palestrante Maria Vi
Descrição de imagem: Fotografia em ambiente fechado. No centro, estão homens e mulheres de pé e sorrindo para a foto. Ao lado da palestrante Maria Vilela, está seu cão-guia.
Audiodescrição da imagem: 

“Como incluir pessoas com deficiência em uma sociedade discriminatória?”, foi um dos questionamentos feitos durante a aula inaugural do Treinamento em Gestão de Equipes Diversas - Inclusão de Pessoas com Deficiência, realizado no último dia 08, no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP).

Realizado no auditório da Ejud-8, o evento contou com a presença de servidores (as) e gestores (as), além do presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, que abriu o evento fazendo um breve discurso. Em seguida, a Diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Lia Martins Costa e Silva Cruz, falou sobre o papel dos gestores (as) na inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. 

A aula inaugural foi ministrada pela servidora e Chefe da Divisão de Acessibilidade, Inclusão e Sustentabilidade do TRT-8, Luísa de Souza Leão, e a Supervisora da Seção Especializada em Índices Individuais no TRT-1, Maria Vilela de Souza Ferreira. 

As ministrantes reforçaram sobre como é importante informar os gestores (as) do tribunal sobre a temática de acessibilidade e inclusão, as medidas de acessibilidade que podem ser implementadas em cada unidade e as barreiras que precisam ser eliminadas para garantir a participação de pessoas com deficiências.

“Quanto mais nós nos tornamos um Tribunal acessível, a gente é também inspiração e exemplo para outros órgãos e para a sociedade num modo geral” comentou a ministrante Luisa Leão.

Maria Vilela complementou dizendo como é fundamental que eventos como esse aconteçam para que se comece a conscientizar  e mostrar que atitudes precisam ser alteradas, para que as pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades que pessoas sem deficiência.

“A gente vive em uma sociedade que é muito capacitista, e só podemos garantir a inclusão se a gente romper esse capacitismo”, finalizou a servidora TRT-1 

Treinamento - Pela manhã do dia 07, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas do TRT-8 promoveu uma oficina sobre “Gestão de equipes de pessoas diversas- Inclusão das pessoas com deficiência", realizada na Sala de aula da Ecaiss e contou com 30 servidores. 

A oficina teve como objetivo treinar os servidores para que estejam cientes da entrada de profissionais com deficiências  e recebam a orientação correta de como lidar, ressaltando sempre que as limitações são significam menos competência ou incapacidade, e que o tratamento deve ser de igual pra igual.  

O treinamento teve como instrutoras Luisa Leão e pela servidora do TRT-1 Maria Vilela.“ A inclusão de pessoas com deficiência no tribunal é um caminho para permitir que as habilidades e as competências profissionais do indivíduo possam ser utilizadas no  âmbito judiciário” , disse Maria Vilela.

Participaram da oficina 30 pessoas entre servidores e estagiários, onde foram debatidas as formas de promover a inclusão.“ Essa oficina está sendo realizada porque as pessoas não conseguem parar de pensar, então temos que trazer para debate, a  conscientização fará toda a diferença para que a inclusão aconteça, afinal, a falta de informação pode provocar desconforto e gerar dúvidas para qualquer um”, ressaltou Maria. 

Veja as fotos do evento no flickr.