TRT-8 realiza Correição Ordinária no Fórum Trabalhista de Marabá
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região por meio da Corregedoria Regional realizou a Correição Ordinária, no Fórum Trabalhista de Marabá, no período de 26 a 28 de junho. Durante os três dias, as atividades realizadas buscaram entender as necessidades das quatro Varas Trabalhistas da região, com o intuito de fazer uma prestação jurisdicional ainda melhor e mais eficiente.
A Correição teve início na última quarta-feira,26, foi conduzida pela Corregedora Regional do TRT-8, desembargadora Maria Zuíla Dutra, durante o período da Correição foram realizadas reuniões com as Varas do Trabalho (VT) de Marabá, São Félix do Xingu, Redenção e Xinguara.
A reunião tratou de pautas como: Prêmio CNJ de Qualidade, Recomendações da Corregedoria-Geral e alterações do extrator do E-gestão – Impactos, acesso e utilidade do sistema PJE-COR, Ata de Correição - procedimentos de acordo com o novo Provimento Consolidado da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho - oportunidades de melhorias, além de relevantes esclarecimentos sobre Prevenção e combate ao assédio moral e sexual.
Durante o período de Correição foram entregues também o Prêmio Excelência para as varas do trabalho de Redenção, Xinguara e São Félix do Xingu. “O Prêmio Excelência é concedido pela Corregedoria para as Varas que receberam o conceito excelente na ata de correição e na análise do conceito, é observado o cumprimento das metas nacionais e indicadores regionais, redução do prazo médio e acervo processual e observância dos procedimentos estipulados pelos normativos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e Corregedoria Regional”, explica Liliane Cohen, secretária da Corregedoria Regional do TRT-8.
Segundo o juiz titular da VT de Redenção, Otávio Bruno da Silva Ferreira, a Vara do Trabalho de Redenção, no ano de 2023, cumpriu as metas nacionais. “No item II, conseguiu diminuir em -2,8% o acervo de 2022 para 2023. No item III, atingiu o prazo do ajuizamento ao arquivamento em -18,20% inferior ao das unidades similares. E, no item IV, constatou-se o cumprimento de normas procedimentais previstas na Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e nos normativos expedidos pela Corregedoria Regional”.
O magistrado também agradeceu e atribuiu o reconhecimento da Corregedoria Regional a toda equipe da Vara do Trabalho. “É claro que o alcance dos indicadores acima só foi possível com o trabalho coletivo de toda a unidade, focada na prestação jurisdicional célere e efetiva, com sensibilidade e empatia. Analisamos as metas, os indicadores e elaboramos um plano de ação, especialmente para o cumprimento das metas nacionais. Recebo o prêmio com muita alegria, pois é o reconhecimento dos serviços prestados pela Vara do Trabalho de Redenção e o selo de que os serviços estão sendo realizados de forma ordenada. E a maior alegria é poder compartilhar desse reconhecimento com as servidoras e os servidores que tanto se dedicam à prestação do serviço público. Chegar ao final de um período com a sensação do dever público cumprido é uma enorme satisfação e incentivo para que possamos pensar em como melhorá-lo ainda mais”.
Agenda
Desde o dia 3 de junho, a programação da Correição Ordinária segue na cidade de Santarém, no Oeste do Pará, onde participam os magistrados (as), servidores (as) das Varas do Trabalho de Santarém, Òbidos, Itaituba e Altamira.