Corregedoria Regional promove Correição na região Oeste do Pará
Os magistrados (as) e servidores (as) que atuam nas varas do Trabalho de Santarém, Óbidos, Itaituba e Altamira participaram da Correição Ordinária do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP).
Foram três dias de intensa atividades, de 3 a 5 de julho, no Fórum Trabalhista de Santarém, que teve à frente a corregedora regional do TRT-8, desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra.
A corregedora regional afirma que foi um tempo muito importante para aprofundar o conhecimento a respeito das Metas Nacionais para 2025, Planejamento Estratégico do TRT-8, critérios do Prêmio CNJ de Qualidade, Sistema HórusJud e Datajud, além de outros temas de grande relevância para o cumprimento do Planejamento Estratégico do TRT da 8ª Região.
Na ocasião também foram abordados procedimentos de acordo com o novo Provimento Consolidado da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho - oportunidades de melhorias, palestra com debates sobre “prevenção e combate ao assédio moral e sexual”.
Boas Práticas - Um dos momentos importantes na programação foram as apresentações das boas práticas feitas pelas varas de Altamira e 2ª VT de Santarém, além das reuniões individuais com as Varas do Trabalho e Oficiais de Justiça. “Na oportunidade em que foram apresentados os resultados das unidades no período correicionado, bem como as reivindicações e sugestões de melhorias. Foram três dias de muito aprendizado e congraçamento para todos(as) os(as) magistrados(as) e servidores(as)”, comemora a desembargadora Maria Zuíla Dutra.
Para a corregedora regional, “o evento foi muito proveitoso, na medida em que permitiu constatar o esforço que vem sendo feito por todas as unidades correicionadas na busca de melhorar a qualidade da prestação jurisdicional, o interesse demonstrado na troca de experiências e entre magistrados e servidores no cumprimento das metas e uniformização das rotinas nas varas do Trabalho, além de constar a observância das normas (constitucional e infraconstitucional) e das emanadas da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e do CNJ. Neste contexto, resta evidente que a correição ordinária tem muito a contribuir para o atingimento dos objetivos preconizados no Plano Estratégico 2021-2026 do TRT da 8ª Região”.
A corregedora ressalta que “um momento de muita emoção foi a entrega do Prêmio Excelência às 1ª Vara do Trabalho de Santarém, Óbidos e Altamira, que demonstraram a perfeita sintonia existente no ambiente de trabalho, cujo entrosamento prioriza o trabalho em equipe e resulta em jurisdição comprometida com a celeridade e a promoção da justiça social!”.
O Prêmio Excelência foi criado pela Corregedoria Regional do TRT-8 com objetivo de premiar as Varas de Trabalho que compartilham boas práticas aplicadas no trabalho.
Juiz titular há três anos da 1ª Vara do Trabalho de Santarém, Fernando Moreira Bessa, destacou o trabalho desenvolvido pela equipe da 1ª VT de Santarém. “Na verdade, o que rendeu o conceito Excelência para a unidade não foi propriamente uma boa prática específica, mas a mudança de gestão implementada na filosofia de trabalho e a adesão da equipe a um novo formato de labor, em que a participação de todos é fundamental a que se alcance esse reconhecimento”.
O magistrado fala da emoção em ter o trabalho reconhecido pela Corregedoria Regional. “De fato, ante aos desafios diários que experimentamos, receber o reconhecimento do Tribunal, por meio da Corregedoria, emocionou a mim e aos servidores, sobretudo pelo resgate à autoestima daqueles que integram a unidade há mais tempo. Temos em nosso quadro servidores com 30 anos de serviços prestados à Justiça do Trabalho e que demonstraram junto com os servidores mais novos plenas condições de bem desempenhar seu papel. Em meio ao cenário regional e nacional, elevamos a condição da unidade a bons resultados e ao conceito Excelência. Eu sempre conversei com cada um, procurando entender as dificuldades e ajudar na superação das mesmas, respeitando a individualidade de cada servidor e servidora. Quando refiro a um novo formato de gestão, quero dizer que procurei estar mais próximo aos servidores, seja na secretaria, seja por meio do nosso chat institucional, esclarecendo na execução das tarefas, abreviando o tempo dos processos, corrigindo fluxos, recebendo sugestões e boas ideias apresentadas pela equipe, de modo a alinhar nossa rotina ao que o Tribunal e a sociedade esperam da unidade. O reconhecimento apresentou-se para equipe como um reforço positivo, recebido em boa hora, como prova de que o empenho e sacrifícios desses últimos 3 anos de trabalho valeram a pena. Agradeço a todos que integram a 1ª VT de Santarém e os convido a seguirem nessa caminhada”, conclui o juiz do Trabalho Fernando Bessa.
A juíza titular da Vara de Óbidos, Meise Oliveira Vera dos Anjos, afirma que os sete servidores (as) que atuam com ela ficaram com o sentimento de dever cumprido como sevidor. “Ficamos todos felizes e motivados com o Prêmio Excelência, com a sensação do dever cumprido e nos sentindo também estimulados a continuar o trabalho integrado, colaborativo e harmonioso, inclusive com a parceria da própria Corregedoria Regional que nos auxilia sempre que necessário. O prêmio é um reconhecimento da dedicação e do empenho de todos os que integram a Vara do Trabalho de Óbidos, inclusive dos colegas substitutos que por lá passaram no período correicionado."
Confira aqui as fotos da Correição.