TRT-8 e Movimento República de Emaús lançam a campanha da Grande Coleta de 2024
Uma manhã marcada pela solidariedade que transforma vidas. Foi assim o lançamento oficial da grande coleta de Emaús, realizado nesta sexta-feira, 30, no espaço cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, no bairro do Umarizal, em Belém..
A cerimônia foi marcada com abertura da exposição “Memorial Padre Bruno: a caminho do Emaús” com fotografias que contam a história do Movimento República de Emaús, criado pelo padre Bruno Sechi, na então República do Pequeno Vendedor, localizada originalmente no bairro da Cremação e atualmente funcionando no bairro do Benguí, onde oferece atividades educativas na área da música, informática, plantação de hortas, cursos para crianças, jovens e mulheres.
Participaram do evento magistrados (as), servidores (as) do TRT-8; além dos coordenadores, voluntários e alunos do Movimento República de Emaús.
Para o jovem Alex Juan, arte educador do Emaús, e que participa desde jovem das atividades da instituição, o Movimento de Emaús transformou a sua vida. “Eu comecei em 2017, entrei ainda adolescente, com 16 anos. O Emaús tem essa importância na minha vida porque, a partir dessa minha vivência com essa atividade socioeducativa, eu conheço meus direitos, conheci o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Eu pude me socializar e me comunicar melhor e assim eu decidi que eu queria ser alguma coisa dentro de música. Estou quase concluindo a faculdade de música na Uepa, e agora virei educador no movimento”, comemora.
A presidente em exercício do TRT-8, desembargadora Ida Selene Sirotheau Corrêa Braga, explica que este ano o Tribunal será também um ponto de coleta para na Grande Coleta. “O nosso TRT-8 não poderia ficar de fora da Grande Coleta, que será no dia 29 de setembro, afinal de contas trata-se de solidariedade. Movimento esse que tira das ruas jovens, adolescentes e crianças, e dá um objetivo na vida e isso faz parte da nossa história no tribunal do Trabalho. Então, quando nos procuraram, com certeza nós falamos que estamos juntos nessa, e vamos juntos organizar, vamos lançar a campanha aqui. Vamos dar a visibilidade que o movimento merece. Afinal de contas, quem aqui não faz parte dessa história? Nós crescemos ouvindo essa solidariedade, participando desse movimento de doação”, conclui.
Grande Coleta - A edição nº51 da Grande Coleta será realizada no último domingo de setembro, dia 29, e serão arrecadados objetos e roupas em bom estado de uso. Serão mil voluntários que participarão da iniciativa, e as inscrições ainda estão abertas a quem quiser participar.
Mailde Santos, coordenadora da Campanha da Grande Coleta 2024, afirma que a parceria com o Tribunal é fundamental para reafirmar essa história positiva do Emaús. “O Movimento Emaús acontece com a contribuição efetiva da sociedade. E, quanto mais transparência, mais apoio que nós tivermos, fortalece a missão institucional do Movimento de Emaús”, observa.
Georgina Kalif, coordenadora geral do Movimento de Emaús, afirma que a equipe está com boas expectativas para a realização da Grande Coleta. “No Centro de Belém nós fazemos pontos de coleta, uma no São José Liberto, outra aqui na praça Brasil no TRT, um no Guamá e no Jurunas, para que as pessoas possam levar suas doações. Precisamos de mil voluntários para esse trabalho, precisamos de disponibilidade, fé e alegria”.
Confira aqui as fotos do evento.
Serviço: Grande Coleta de Emaús
Data: 29 de setembro de 2024 (Domingo)
Horário: 8h às 16h
informações: (91) 98170-8721