TRT-8 recebe a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

O momento de oração e louvor reuniu magistrados (as), servidores (as) e terceirizados (as) do TRT-8
Fotografia em ambiente fechado que reúne dezenas de pessoas entre homens e mulheres.
— Foto: ASCOM8

"É Círio outra vez!", e a manhã desta quarta-feira, 11, no prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região foi especial, com um ambiente cheio de detalhes e ícones do Círio de Nazaré, tudo pronto para receber uma visita ilustre, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. 

A imagem conduzida pela Diretoria da Festa de Nazaré chegou pontualmente às 9h, sendo recebida pelo Presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, servidores (as), magistrados (as) e o público em geral. 

A cantora Bia Dourado encantou o público com canções Marianas e na plateia estavam também 76 alunos de escolas públicas parceiras do programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo ao Aprendizado, que fizeram uma saudação no trajeto até o auditório, em que a vice-presidente, desembargadora Ida Selene Sirotheau Corrêa Braga a recebeu e conduziu até o púlpito especialmente preparado e decorado para sua chegada. Todos participaram de uma cerimônia religiosa, onde rezaram, cantaram e agradeceram as graças recebidas pela Rainha da Amazônia. 

Servidora há 26 anos do TRT, Simone Pipolos, afirma que Nossa Senhora faz parte da vida de todos, faz parte do povo paraense. “Não tem como não se emocionar com cada visita que ela faz, principalmente em nosso local de trabalho, abençoando a nossa missão. Nossa Senhora renova a nossa fé, e nos faz mais devotos dela. Agradecendo todas as graças acumuladas ao longo do ano, desejamos um feliz Círio 2024”. 

A médica da Coordenadoria de Saúde do TRT-8, Luciana Ramoa, estava emocionada com o encontro com a Virgem de Nazaré. “A visita que a gente recebe da própria Mãe de Deus, ela vem todos os dias, mas neste dia se manifesta através da sua imagem peregrina e nossos corações ficam em festa lembrando que essa realidade é diária. Peçamos que ela esteja presente no nosso dia a dia, nos ajudando a ser virtuosa como ela foi, paciente nas tribulações e forte e perseverante na fé”, pontua.

A funcionária terceirizada, Rafaela Carmona, não conteve as lágrimas ao agradecer à padroeira da Amazônia pelas graças recebidas. “Eu trabalho aqui há quatro anos e hoje não teve como segurar a emoção, vim agradecer pois quando engravidei pedi a Nossa Senhora pela minha filha e ela atendeu”. 

Campanha do Círio 2024 - Durante o evento, as gestoras do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Maria Zuíla Dutra e as juízas do Trabalho Vanilza Malcher e Claudine Teixeira, realizaram o lançamento oficial da Campanha do Círio 2024 do TRT-8.  

Em seu pronunciamento, a desembargadora Maria Zuíla Dutra, lembrou a passagem bíblica da visita de Maria à sua prima Isabel, que precisava de solidariedade, com propósito de proteger a criança. A gestora afirmou que todos nós devemos proteger a infância. “Nós devemos fazer com muita determinação em todos os desafios que a caminhada nos apresentar. A Virgem Mãe tem sido a grande inspiração da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, nas ações que desenvolvemos desde 2014 na busca de contribuir com conscientização da sociedade sobre os males provocados pelo trabalho infantil e a promoção do pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes sejam protagonistas da sua história”. 

A juíza do Trabalho Vanilza Malcher destacou a importância da Campanha do Círio 2024 realizada há 10 anos e anunciou a cantora Bia Dourado como a embaixadora da Campanha do Círio deste ano. “É uma satisfação estar lançado a Campanha do Círio do TRT-8 que é uma campanha de cunho nacional que integra o calendário nacional do Conselho Nacional do Tribunal Superior do Trabalho. Nós reafirmamos o convite a todos, servidores (as), magistrados (as) para aderirem à nossa campanha. Somem conosco, porque acreditamos nessa luta que um país sem trabalho infantil em que todos nós seremos beneficiados”. 

Este ano a campanha abordará o tema da Sustentabilidade, com a realização de concurso cultural com os alunos de escola pública para a produção de cataventos sustentáveis, símbolo do combate ao trabalho infantil. Esse material será levado na romaria do traslado da imagem para Ananindeua. 

A cantora Bia Dourado ficou emocionada com o convite para ser embaixadora da Campanha do Círio do TRT-8. “Estou muito emocionada e me sentindo honrada em ser embaixadora. Eu sempre vi pessoas engajadas, e eu estou muito feliz em estar participando como embaixadora”, relata. 

Camisas - Quem quiser contribuir com a campanha do Círio 2024 do TRT-8 pode adquirir uma camisa da campanha no valor de R$50,00, na Divisão da Infância (DINFA),  sala da Dinfa - Divisão da Infância, localizada no Bloco 2, 3° andar, no horário das 8h às 17h.

Confira aqui as fotos da visita.