TRT-8 institui Selo Sustentável e fortalece compromisso ambiental
Com o objetivo de promover práticas sustentáveis e otimizar a utilização de recursos, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) publicou a Portaria PRESI n. 1061/2024, que institui o Selo TRT-8 Sustentável. Esta iniciativa faz parte dos esforços do Tribunal para melhorar sua pontuação no Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), indicador utilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para avaliar a atuação dos tribunais em termos de sustentabilidade.
O Selo TRT-8 Sustentável visa estimular ações contínuas de preservação ambiental, eficiência no uso de recursos e práticas administrativas que promovam o desenvolvimento sustentável. Além disso, a portaria incentiva um acompanhamento dos indicadores pelas unidades do Tribunal, valorizando as que se destacarem no cumprimento das metas de sustentabilidade estabelecidas.
Competição e Melhoria no IDS
A implementação do selo cria um ambiente de competição positiva, motivando as unidades a adotarem medidas eficazes para reduzir o consumo de energia elétrica e água. Além de contribuir diretamente para a sustentabilidade, essas ações refletem na pontuação do IDS, fator importante para que o TRT-8 alcance uma avaliação de destaque no Prêmio CNJ de Qualidade.
O concurso será dividido em duas categorias: Desempenho e Iniciativas Sustentáveis. Na categoria Desempenho, todas as unidades do Tribunal podem participar, sendo agrupadas conforme edifícios ou unidades consumidoras. Será considerado o consumo de energia elétrica (kWh) e água (litros), e a apuração levará em conta a comparação dos dados de 2024-2025 com os anos anteriores. Já na categoria Iniciativas Sustentáveis, qualquer unidade poderá submeter projetos inovadores para reduzir o consumo e gerar impacto positivo, apresentando nome, objetivos, benefícios e a equipe envolvida.
Para alcançar o selo TRT-8 Sustentável, as unidades participantes precisam demonstrar uma redução mínima de 5% no consumo de energia ou água, acumulando pontos ao longo dos meses. As unidades que alcançarem 16 pontos ou mais, receberão o reconhecimento na categoria Desempenho. Em caso de empate, todas as unidades que atenderem aos critérios serão declaradas vencedoras.
A Coordenação de Manutenção e Projetos e a Seção de Sustentabilidade irão orientar as unidades e realizar a apuração dos dados, enquanto o Comitê de Patrimônio e Sustentabilidade avaliará as iniciativas sustentáveis. O resultado final será homologado pela Presidência do TRT-8.
A criação do selo e a regulamentação dessas medidas são passos importantes para que o TRT-8 contribua com os objetivos globais de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, fortaleça sua eficiência interna.