TRT-8 recebe exposição da artista visual e aquarelista Aline Folha
“O peso das coisas leves” é o nome da exposição da artista visual e aquarelista Aline Folha, que abre nesta quinta-feira, 31, às 9h, no espaço cultural ministro Orlando Teixeira da Costa do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP).
São 27 obras que compõem a mostra de Aline Folha. A artista conta que “O peso das coisas leves” é uma série que começou a criar em 2022, logo depois do nascimento do filho Dante. “Então faz dois anos, e é uma série assim que eu fui criando sem essa pretensão e eu não sabia que era sobre maternidade, o melhor levando a maternidade para ela, mas eu estava querendo falar sobre o peso das nossas decisões e como, que às vezes a gente carrega uma leveza, mas que ninguém sabe, só a gente sabe o peso que tem essa leveza”, conta.
A artista relata que no início, não enxergava a conexão entre a experiência que vivia e as suas criações. “Sob o véu turvo do recriar-se, o sentido era justamente o que o título da série descreve: falar que a leveza tem um peso, cobra um preço. Estava voltando a habitar o atelier, depois de um período de resguardo, e queria me sentir à vontade no espaço, em meu novo corpo e ritmo de trabalho... queria sentir-me confortável em mim. Figuras femininas dançantes, interagindo com flores enormes, de proporções irreais, começaram a vazar de minhas mãos sobre os papeis. Em aquarela, cada obra é como um recorte de um movimento dançado”, explica.
“Hoje, sei que O Peso das Coisas Leves é sobre maternidade, dentro de mim. Sobre um maternar possível. Mas também sei do voo livre das coisas que criamos para o mundo de fora das nossas cabeças, onde tudo pode ser outro. Diferentes contextos, diferentes contornos. Pari um filho, pari a mãe que sou, amparada por mães que conheço. Essa série é um puerpério terapeutizado, em estado de alinhavo, de compreensão. Ou de grito, às vezes”, finaliza Aline Folha.
São aquarelas que misturam grafite, técnica mista e pintura em aquarela. A mostra acontece de 31 de outubro a 29 de novembro.
Retorno - A artista visual e aquarelista Aline Folha conta que sua primeira exposição no TRT-8 foi em 2015, intitulada “Elas”. “Era como um passeio pelas páginas dos meus cadernos de desenho, com imagens impressas em tamanhos imensos, dividindo o espaço expositivo com algumas obras emolduradas. Naquela época, usava os cadernos, que também estavam expostos, quase como diários gráficos, e eles até mesmo deram origem à minha dissertação de mestrado, em 2017. Que alegria é poder voltar a habitar o espaço cultural do TRT-8, que sempre me acolhe com carinho, como se casa fosse”.
Aline Folha conclui que a exposição para ela é muito importante pois marca um momento na vida pessoal e artística.
Serviço: Exposição “O peso das coisas leves” da artista visual e aquarelista Aline Folha
Período: 31 de outubro a 29 de novembro 2024
Hora: 9h
Local: Espaço Cultural do TRT-8 Ministro Orlando Teixeira da Costa - Prédio-sede do TRT-8, localizado na Rua Dom Pedro I, nº 746 - bairro: Umarizal.