XII Semana Institucional do TRT-8: Diálogo entre gestões e reconhecimento das conquistas
Esta semana, magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) viveram um marco histórico com a realização da XII Semana Institucional, promovida pela Escola Judicial do TRT-8 (Ejud-8). O evento contou com a representação de todas as 56 Varas do Trabalho do Tribunal e foi um momento de troca de experiências e reflexões sobre o futuro da Justiça do Trabalho na região.
Na tarde de quinta-feira, 7, a atual administração do TRT-8 se reuniu com os (as) participantes para agradecer pelas conquistas alcançadas e destacar os avanços do Regional. O presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, ressaltou o caráter aberto e inclusivo da gestão. “Fizemos uma administração de porta aberta, sempre com o compromisso de vencer os desafios que surgem. Nosso foco foi sempre fazer o melhor para a instituição”, afirmou.
A vice-presidente, desembargadora Ida Selene Sirotheau, também expressou sua gratidão e reflexão sobre os dois anos à frente da gestão. “Foi um período de muito aprendizado. Todos nós contribuímos para a premiação do CNJ, e eu só tenho a agradecer. Sair dessa administração com uma nova visão sobre a Justiça do Trabalho, que é, acima de tudo, uma Justiça Social, é algo que me enriqueceu profundamente”, destacou.
Em um discurso carregado de emoção e reconhecimento, a corregedora regional do TRT-8, desembargadora Maria Zuíla Dutra, falou sobre os desafios enfrentados e como a experiência adquirida como juíza de 1º grau orientou sua atuação como corregedora. “Após um ano difícil, criamos o Prêmio Excelência para incentivar as melhores práticas nas Varas do Trabalho. O resultado de 2024 mostra o esforço de todos. Apenas duas Varas tiveram conceito regular, mas já estão superando as dificuldades; 34 Varas obtiveram conceito bom, e 20 alcançaram conceito excelente”, detalhou.
Ao final, a atual administração foi aplaudida de pé pelos presentes, em um momento de reconhecimento coletivo.
O juiz titular da Vara de Itaituba, Deodoro Tavares, aprovou o encerramento da Semana Institucional e parabenizou todos (as) os (as) envolvidos (as), tanto a atual gestão quanto a nova administração que assumirá em dezembro. “A gestão atual fez um trabalho excelente, que trouxe muitos benefícios ao Tribunal. Tivemos a oportunidade de ouvir as expectativas dos novos gestores para a próxima gestão, e isso é muito importante”, comentou.
Kardec Assis, diretor de Secretaria da 3ª Vara de Marabá e servidor desde 1997, também se emocionou com as palavras dos (as) gestores (as). “Eu trabalhei diretamente com a doutora Ida Selene e com a doutora Zuíla. Fiquei muito tocado pelas manifestações delas. Foi um momento em que sentimos que as palavras saíram do coração. A fala da nova presidente, com uma linguagem mais informal, também me tocou. Me senti acolhido e respeitado. Acredito que a gestão será muito afetuosa, e isso é fundamental para a relação de trabalho e humana”, afirmou.
Transição e desafios para a nova gestão
A presidente eleita do TRT-8, desembargadora Sulamir Palmeira Monassa, acompanhada pelo corregedor regional eleito, desembargador Luis José de Jesus Ribeiro, participou da programação da XII Semana Institucional e compartilhou suas perspectivas para o futuro. Sulamir Monassa explicou que está em fase de transição e já iniciou reuniões com diversos setores do Tribunal. “Temos grandes desafios pela frente, como a COP 30, e o Estado do Amapá também vai colaborar com o TRT-8 nesse processo. Queremos aproximar o Tribunal da sociedade e do mundo. O nosso Tribunal está no coração da Amazônia, e é nossa responsabilidade estar inseridos nesse contexto, especialmente com as questões ambientais e climáticas que são da competência da Justiça do Trabalho”, observou.
A nova presidente também enfatizou a continuidade da boa gestão da administração atual. “Vamos manter o zelo pelo nosso Tribunal, garantindo que continuemos com o selo Diamante e trabalhando para conquistar o selo por Excelência. O projeto TRT Presente também continuará, e nossa prioridade será valorizar a parte humana da gestão, incluindo a preservação da memória institucional e o apoio aos nossos magistrados e servidores, para que se sintam bem valorizados”, finalizou.
Ao concluir a XII Semana Institucional, a desembargadora Francisca Formigosa, presidente da Ejud-8, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento.
Confira fotos do evento.