Programa de Preparação para Aposentadoria do TRT-8 traz reflexão e arte

Nova etapa promove criatividade e conexão artística
Fotografia em ambiente aberto. Na foto está presente 5 mulheres, todas estão sorrindo na frente de uma parede que acabou de ser
Fotografia em ambiente aberto. Na foto está presente 5 mulheres, todas estão sorrindo na frente de uma parede que acabou de ser pintada. — Foto: ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair da Silva Sá (Ecaiss), concluiu o 4º módulo do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), na segunda-feira, 11. Nesta etapa, o Projeto Maturar ofereceu um momento enriquecedor, que integrou conexões, memórias e o desenvolvimento da arte, proporcionando uma experiência interativa e dinâmica aos participantes.

O Projeto Maturar parte da crença no poder transformador da arte para o público 60+, e Magali Freitas, coordenadora e idealizadora do projeto, destacou a motivação por trás dessa iniciativa. “A intenção com esse trabalho é inspirar as pessoas para que, ao se aposentarem ou em outros momentos da vida, possam transformar esse processo. Trata-se de um caminho que traz uma explosão de conhecimentos para serem aplicados posteriormente”, explicou.

O 4º módulo do PPA foi uma imersão artística, reflexiva e envolvente, organizada em três eixos temáticos: memória, identidade, território e coletividade. Aline Stivaletti, também coordenadora e idealizadora do projeto, falou sobre a estrutura desses momentos. “Trabalhamos com alguns conceitos abrangentes e fundamentais para essa fase da vida do servidor aposentado, incentivando a reflexão sobre o futuro com base em memória, identidade e coletividade”, detalhou.

Lúcia Regina Veiga, da Divisão de Atendimento e Atermação Virtual, compartilhou sua experiência e ressaltou a relevância do programa. “O programa tem sido uma forma eficaz de nos preparar. Ele não se limita a dizer o que vai acontecer, mas realmente nos prepara emocional e psicologicamente. Ensinando a ocupar nosso tempo de forma equilibrada, a gerenciar as finanças e a entender que cumprimos nossa missão no trabalho e que uma nova fase nos aguarda, onde também podemos continuar progredindo”, comentou a servidora.

O último momento do curso foi marcado por uma expressão artística no TRT-8. Após a realização dos primeiros esboços no papel, o grupo avançou para a criação de um painel de grafite, deixando um legado inspirador e artístico na parede do Tribunal. Essa última etapa da série de atividades explorou a criatividade e a colaboração em grupo. 

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) segue com seu objetivo de auxiliar os (as) servidores (as) na transição para a aposentadoria de maneira integrada e inspiradora, promovendo o bem-estar e a reinvenção pessoal. Lia Martins, diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT-8, falou sobre a importância dessa preparação. “Agora, vamos desconstruir e desmistificar muitos mitos sobre essa fase da aposentadoria. E o mais importante, não é algo que deve ser pensado apenas por quem está prestes a se aposentar ou para seguir uma resolução do CNJ. É algo que devemos considerar desde o início da carreira, desde o ingresso no serviço público”, afirmou a diretora.

Confira as fotos.