TRT-8 realiza curso de Ferramentas Digitais Governamentais para Operadores de PIDs

Aprimorando o atendimento ao cidadão
captura de tela da apresentação da carteira de trabalho digital.
captura de tela da apresentação da carteira de trabalho digital.

Em busca de uma Justiça mais ágil e acessível, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) realizou um curso intensivo para capacitar 30 operadores de Pontos de Inclusão Digital (PIDs). A capacitação, que aconteceu entre os dias 29 e 31 de outubro, teve como objetivo aprimorar o atendimento ao cidadão e facilitar o acesso aos serviços da Justiça do Trabalho.

No primeiro dia, Leidiana Marques da Costa, da Superintendência Regional do Trabalho no Pará, apresentou os benefícios da carteira de trabalho digital, destacando a praticidade e a economia de tempo para o trabalhador.

O segundo dia foi dedicado ao aplicativo FGTS, com a gerente de varejo da Caixa em Macapá, Luane Vanessa Palheta Neves, explicando as funcionalidades da ferramenta e como ela pode auxiliar trabalhadores e operadores dos PIDs.

No último dia, Rodolfo Lima, do Serviço de Gerenciamento do Relacionamento com o Cidadão de Belém, abordou o aplicativo Meu INSS, enfatizando a importância do acesso à inclusão digital para todos (as). “O PID é uma iniciativa maravilhosa do Poder Judiciário que busca essa inclusão digital, eu vejo que iniciativas como essas são poucas e são essenciais.”

Com essa iniciativa, o TRT-8 reafirma seu compromisso em oferecer serviços públicos de qualidade e promover a inclusão digital da população paraense e amapaense. A capacitação dos operadores de PIDs é um passo importante para construir uma Justiça mais próxima do cidadão e mais eficiente.

Ponto de Inclusão Digital (PID)

O Ponto de Inclusão Digital (PID) é um espaço público, geralmente localizado em parceria com órgãos como Defensoria, Tribunal de Justiça ou Prefeitura, que oferece acesso a diversos serviços trabalhistas online. Através de videoconferência, o cidadão pode consultar processos, registrar reclamações, tirar dúvidas e participar de audiências, sem precisar se deslocar até uma Vara do Trabalho. Consulte os PIDs do TRT-8.