EJUD8 participa de intensa agenda em Brasília e fortalece parcerias institucionais

Entre os eventos acompanhados, destaca-se o curso "Acesso à Justiça e Não Discriminação: reflexões a partir dos estândares interamericanos"
Foto 1. Auditório da Enamat, com representantes na bancada e diversas pessoas na plateia. Foto 2. Os gestores da EJUD8.
#paratodosverem Foto 1. Auditório da Enamat, com representantes na bancada e diversas pessoas na plateia. Foto 2. Os gestores da EJUD8 de pé, lado a lado, no auditório, posando para a foto.

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (EJUD8) esteve em Brasília nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, em uma série de atividades voltadas à formação e ao fortalecimento de parcerias institucionais. Representaram a Escola o diretor, desembargador Raimundo Itamar, a vice-diretora, juíza Natasha Schneider, e o conselheiro e coordenador acadêmico, desembargador Carlos Zahlouth.

Nos dias 17 e 18, os magistrados participaram do curso "Acesso à Justiça e Não Discriminação: reflexões a partir dos estândares interamericanos", promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). O curso foi ministrado pelos especialistas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Marina de Almeida Rosa e Thiago Pierobo, e abordou temas como:

A relação entre empresas e direitos humanos;
O conceito de acesso à justiça no sistema interamericano de direitos humanos;
Oficinas de debate sobre proteção a grupos vulneráveis, incluindo pessoas afrodescendentes, indígenas, idosos e pessoas com deficiência;
Direitos humanos das mulheres;
O funcionamento e a estrutura da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Além da participação no curso, os integrantes da EJUD8 prestigiaram a cerimônia de aposição da foto do ministro Maurício Godinho Delgado na Galeria de Diretores da Enamat, evento conduzido pela ministra Kátia Magalhães Arruda, atual diretora da instituição. Na ocasião, a delegação da EJUD8 teve contato direto com a ministra, apresentando projetos e formalizando um convite para que ela esteja em Belém, fortalecendo os laços institucionais entre a Enamat e a EJUD8.

No dia 19 de fevereiro, os representantes da Escola participaram da primeira reunião de 2025 do Sistema Integrado de Formação de Magistrados do Trabalho (SINFOMAT), presidida pela ministra Kátia Magalhães Arruda. Durante o encontro, foram debatidos temas fundamentais para a formação continuada dos magistrados, como:

O planejamento estratégico para 2025/2026;
Os calendários de formação;
As atividades das coordenações de Formação e de Pesquisa.
A ministra Kátia Arruda destacou a relevância do planejamento estratégico para a concretização das metas da Enamat e a busca por parcerias internacionais, mencionando, inclusive, a intenção de trazer à magistratura trabalhista um curso sobre normas internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Finalizando a agenda, a comitiva da EJUD8 reuniu-se com o secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), juiz Bráulio Gabriel Gusmão. Durante a conversa, foi formalizado um convite para que ele esteja em Belém, a fim de ministrar uma palestra sobre inteligência artificial e suas aplicações no Judiciário, com destaque para o projeto ChatJT.

Com essa intensa agenda em Brasília, a EJUD8 reafirma seu compromisso com a capacitação contínua, a troca de experiências e a expansão de parcerias estratégicas, visando sempre ao fortalecimento da Justiça do Trabalho e à excelência na formação de magistrados e magistradas.

Texto e fotos: EJUD8