Justiça do Trabalho do Pará e Amapá realiza mais uma edição do “Elas em Pauta”

Na última sexta-feira (28), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) promoveu a segunda edição da campanha “Elas em Pauta”, voltada exclusivamente para demandas trabalhistas femininas. O evento aconteceu no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), no prédio do Fórum Trabalhista de Belém, alcançando 80% de índice de conciliações.
A abertura foi conduzida pela desembargadora Francisca Oliveira Formigosa, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), e do juiz Francisco José Monteiro Júnior, coordenador do Cejusc Belém. O evento também contou com a presença da presidente do TRT-8, desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, da vice-presidente, desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho, além de magistradas, servidoras e mediadoras que atuaram nas audiências.
Foram selecionados aproximadamente 30 processos, destacando a importância da mulher no mercado de trabalho. Cerca de 80% dos casos foram conciliados, demonstrando o sucesso da iniciativa na busca por soluções consensuais. As audiências ocorreram de forma telepresencial, com a participação de mediadoras tanto em home office quanto presencialmente.
Criada em 2022, a campanha agora ocorre em todo o país, trazendo à tona desafios como desigualdade salarial, dupla jornada e assédio no ambiente de trabalho. Mais do que promover conciliações, o TRT-8 busca fortalecer uma Justiça do Trabalho mais sensível às questões de gênero.
Para Carol Amaral Costa Savino, chefe da Divisão Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do CEJUSC, a ação tem um significado especial. “Todos os dias recebemos mulheres que compartilham as dificuldades que enfrentam no trabalho. Hoje, o CEJUSC as acolhe de maneira simbólica, reforçando mais uma luta histórica das mulheres”, destacou.
A analista judiciária Carla Brandão de Almeida, que atuou como mediadora no evento, ressaltou o objetivo da campanha. “Hoje todas as reclamantes são mulheres, e queremos registrar o protagonismo delas em todos os setores da sociedade, chamando atenção para a importância dessa luta”.
O “Elas em Pauta” nasceu em 2022, na 8ª Vara do Trabalho do Recife (TRT-6) e, devido ao seu sucesso, foi ampliado para todo o país em 2024, por iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A campanha busca destacar e enfrentar desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho, como desigualdade salarial, dupla jornada, assédio moral e sexual, dificuldades de inserção e permanência no emprego e demissões motivadas pela maternidade.
A partir de 2025, a pauta será adicionada ao calendário oficial do TRT-8, garantindo sua continuidade nos próximos anos.
Confira aqui as fotos.