Justiça do Trabalho leva ação itinerante a distrito de São Félix do Xingu (PA)

A Justiça do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) realizou mais uma ação itinerante no distrito de Vila Taboca, em São Félix do Xingu, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o INSS. A iniciativa ocorreu em duas etapas: de 10 a 12 e de 27 a 28 de março.
Os atendimentos foram realizados na sede da paróquia de Vila Taboca, e os serviços mais procurados incluíram: reclamações trabalhistas, pedidos de aposentadoria rural, benefícios para idosos e pessoas com deficiência, desbloqueio de pagamentos de aposentadorias, prova de vida e emissão de senha Gov.br.
Um dos casos atendidos foi o da dona Ordalipe, de 85 anos, que estava há quatro meses sem receber sua aposentadoria por falta de prova de vida. Com a ação itinerante, ela conseguiu regularizar sua situação. A filha dela, Odália, explicou que, devido à idade avançada e à deficiência visual da mãe, seria impossível viajar cerca de 13 horas até a cidade mais próxima para resolver o problema. “Não sabíamos o que fazer se essa ação não acontecesse”, afirmou.
O assistente de secretaria da Vara do Trabalho de São Félix do Xingu, Alexsandro Costa, destacou a importância da iniciativa para a comunidade. “É gratificante, como servidor público, ver o impacto positivo dessas ações. Foram três dias intensos de atendimento, só possíveis graças ao compromisso dos servidores em bem atender a população.” Ele, que agora será transferido para a Vara do Trabalho de Redenção, lembrou a evolução do projeto desde 2022. “Tenho orgulho de ter participado dessas ações itinerantes e parabenizo toda a equipe da Vara de São Félix do Xingu e do nosso Tribunal pelo excelente trabalho.”
Fabrício Santos de Oliveira, gerente executivo do INSS em Marabá, também ressaltou a importância da parceria. “Essa experiência mostra como a união entre o INSS, a Justiça do Trabalho e o MTE fortalece a inclusão e facilita o acesso da população a serviços essenciais. Diante das grandes distâncias e dificuldades econômicas para o deslocamento, essa é uma ação fundamental”, observa.
Nos dias 27 e 28 de março, a Justiça do Trabalho retornou à Vila Taboca para a segunda etapa da ação, com a realização de audiências trabalhistas. Os casos foram conduzidos pelo juiz titular da Vara do Trabalho de São Félix do Xingu, Eduardo Ezon Nunes dos Santos Ferraz.
A Vara do Trabalho de São Félix do Xingu tem programado para o segundo semestre uma itinerância na Vila Karapanã.
Foto: Alexsandro Costa