Servidores recebem capacitação para publicação de conteúdo no novo portal do TRT8
A ECAISS promoveu nos dias 19 e 20 de fevereiro, considerando a proximidade de lançamento do novo Portal do TRT8, uma capacitação presencial para os servidores que cuidam das publicações de conteúdo na página da internet do Tribunal. A capacitação ocorreu de forma presencial, no Laboratório de Informática da Escola, localizado no Polo Administrativo.
Os alunos foram divididos em duas turmas com o objetivo de aprender a publicar no novo portal e para validar aquilo que já foi migrado de cada área. Segundo a Coordenadoria de Sistemas da Informação do TRT8,como cada área é responsável pela publicação de conteúdo em sua aba no portal, o treinamento contribui com o alinhamento de todos. O curso foi ministrado pelo servidor Reinaldo Gil Lima de Carvalho, da Seção de Sistemas Corporativos.
Para Monica Guimarães, Coordenadora da COSIS, o mais importante em um portal é a atualização. “A informação estar correta naquele timing, naquele momento. Atualmente, em nosso portal, as informações são muito espalhadas e torna-se difícil você ter controle sobre isso. Agora ficou mais enxuto. Além disso, colocaremos no rodapé o responsável pelas atualizações."
A mudança proposta ocorreu após estudo em portais de outros tribunais e dos tribunais superiores para que a SETIN chegasse na proposta mais adequada, além de ouvir as sugestões das áreas afetadas.
Nilze de Sá Sampaio, Assistente da Escola Judicial e presente no treinamento, considera que uma dificuldade quando se acessa qualquer página da internet, hoje em dia, é o excesso de conteúdo. “A proposta da nossa página está objetiva, as informações estão fáceis de achar, uma das maiores qualidades desse projeto. Quanto ao curso, ficou bem estruturado e didático, além do mais, tivemos a oportunidade de ver com quem criou o novo portal. A SETIN se colocou à disposição para o trabalho posterior que faremos para estruturar de acordo com as informações que necessitaremos”.
Até o lançamento, previsto para ocorrer no primeiro semestre, também haverá uma maior padronização dos documentos publicados na nova página do Tribunal a partir de templates que estão sendo desenvolvidos pela área de Governança da SETIN, para que a página do Tribunal mantenha uma identidade e a informação chegue mais fácil ao usuário, explica Mônica.
Após a análise de portais de outros tribunais, a SETIN optou por usar a plataforma Drupal, a mesma que já é utilizada pelo TRT8 em sua Central de Notícias, desde o início de 2016.
Veja as fotos do treinamento aqui.