Em breve: TRT8 ganha um novo Portal
Sempre buscando melhorar a qualidade de sua prestação jurisdicional e fornecer maior conforto ao jurisdicionado, o TRT8 inaugura no próximo dia 9 de abril, o seu novo Portal, que foi atualizado para uma ferramenta mais moderna com o objetivo de ficar mais acessível para os usuários.
A atualização do portal foi uma demanda apresentada pela atual gestão, por considerar que um portal atualizado deixa os serviços e as informações melhores, mais ágeis e mais seguros. Além disso, o portal do TRT8 como conhecemos já está em uso há quase dez anos, muita coisa avançou na tecnologia desde essa época e era necessário adequar o portal para as ferramentas atuais.
A presidente do TRT8, desembargadora Suzy Koury, destaca que o Portal do TRT8 é uma das portas de entrada do cidadão no Tribunal, por isso a necessidade de reformulação para que um melhor serviço seja prestado. "O Portal funciona como a porta de entrada virtual para o cidadão, no TRT8, de modo que sua constante reformulação e atualização se impõem. Pretendemos entregar um Portal mais acessível ao usuário, mais moderno e intuitivo e que contemple todas as recomendações de acessibilidade e de transparência que são exigidas de órgãos públicos", afirmou a presidente.
Mudança
O projeto do novo portal do TRT8 segue todas as diretrizes da Resolução e 102/2009 do CNJ, que trata da transparência na comunicação e da Resolução 230/2016 do CNJ quanto à acessibilidade, para pessoas que possuam qualquer tipo de deficiência possam utilizar o portal em sua totalidade, como explica o Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Rêgo. “Trouxemos adequações em relação à acessibilidade, o portal está todo acessível, dentro dos padrões do eMAG, que é uma orientação de como os portais devem ser desenvolvidos para que sejam acessíveis a todos que tenham qualquer tipo de deficiência, como visual e motora”, explicou Marco Aurélio.
A mudança no Portal traz uma melhor categorização do conteúdo, maior acessibilidade, uma melhor área de pesquisa, mais transparência para o usuário, informações concentradas em menus, possibilidade do compartilhamento das notícias, além de poder ser navegável por teclado e adaptado para qualquer aparelho.
Na nova formulação do portal, a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT8 (SETIN), responsável pelo projeto, priorizou os conteúdos e serviços mais utilizados pelo público em geral. O objetivo é facilitar a navegação do usuário no portal, deixando-o mais intuitivo.
Entre os assuntos que mais acessados no Portal estão: Consulta processual; PJe; Serviços de advocacia; Consulta de jurisprudência; Transparência e Serviços.
Além dos serviços que ficam em destaque no lado direito do novo portal, há seis divisões de conteúdo que tratam desde a composição do TRT8, até a transparência das informações, são elas: Institucional, Jurisprudência, Legislação, Informes, Unidades e Transparência. nessas seções o usuário poder encontrar as informações sobre o Tribunal como as áreas da presidência, Vice-Presidência, Corregedoria e EJud.
Apesar das mudanças a equipe da SETIN afirma que ainda há alguns serviços que devem ser melhorados, pois, por se tratarem de sistemas externos, ainda são remanescentes do portal anterior.
Projeto
O portal do TRT8 levou oito meses para ser produzido e foi desenvolvido inteiramente pela equipe do TRT8, sem o custo adicional da contratação de uma empresa. A equipe do projeto era composta pelos servidores Reinaldo Gil Lima de Carvalho e José Maria Tarrio dos Santos e o estagiário Erick Rolo Mansobrum que trabalham exclusivamente no projeto.
A ferramenta utilizada no novo portal é a Drupal que é um sistema de gerenciamento de conteúdo. O Drupal permite criar e organizar conteúdo, manipular a aparência, automatizar tarefas administrativas e definir permissões e papéis para usuários e colaboradores. Sendo mais moderna e efetiva que o sistema anterior, o Joomla!.
Site ou Portal?
Diferente do que estamos acostumados a pensar site não é sinônimo de portal, apesar de usarmos as duas palavras para falar sobre páginas na internet, os dois possuem significados diferentes.
Os sites geralmente são utilizados para representar uma empresa ou produtos. Possui páginas abertas com conteúdos atualizados em tempos maiores. A maioria dos sites mantém um espaço classificado como blog para que seja uma área com maior interatividade.
Os portais geralmente são utilizados para representar uma empresa ou produtos. Possui páginas abertas com conteúdos atualizados em tempos maiores. A maioria dos sites mantém um espaço classificado como blog para que seja uma área com maior interatividade.
A Campanha
Com a referência de que todos nós construimos o TRT8 como instituição, através da informação e transparência, a campanha de divulgação do portal busca mostrar que com as novas tecnologias e com a comunicação o TRT8 consegue conectar magistrados, servidores e público-externo em uma só rede de interesses. O novo portal traz uma maior possibilidade de compartilhamento das notícias nas redes sociais, por isso o foco da campanha são essas redes que o TRT8 constrói, tendo como principal fonte o seu novo portal.
Fique ligado em nossas publicações e saiba mais sobre o novo Portal do TRT8.
Referência: Portal GSTI e Wikipedia