TRT8 realiza o PCMSO. Magistrado e servidor, fique atento para o cronograma da sua área
O PCMSO é um programa com caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho e abrange todos os magistrados e servidores da JT da 8ª Região. Esta é uma etapa importante para a detecção e rastreamento de doenças mais comuns, como a hipertensão e a diabetes, assim como a prevenção destas e de outras doenças.
São parte do PCMSO o exame periódico, o exame admissional, de retorno ao trabalho, de mudança de função e o demissional. O PCMSO é de grande relevância, pois muitas doenças que atingem os trabalhadores são silenciosas e comprometem a qualidade de vida. Uma pessoa que não está saudável tem dificuldade de usufruir de seu trabalho, de sua família e até mesmo do lazer, assim, a realização dos exames se torna um ato de amor próprio.
Sobre o PCMSO
O PCMSO abrange tanto quem está na Sede do Tribunal como fora dela, nos Estados do Pará e Amapá. Os magistrados e servidores serão convidados por meio de e-mail, dirigido ao setor onde estão lotados, informando-os sobre o prazo para realização dos exames, como imprimir as guias de requisição e datas para visita ao médico.
Para magistrados e servidores que tiverem 46 anos ou mais, os exames periódicos devem ser feitos anualmente. Quem tiver até 45 anos, deve realizar os exames a cada dois anos, por isso apenas os magistrados e servidores convocados pela CODSA, através de e-mail, devem comparecer à coordenadoria.
Quais exames devem ser feitos?
- Hemograma completo;
- Glicemia de jejum;
- Urina tipo I (Elementos Anormais e Sedimentoscopia-EAS);
- Creatinina;
- Uréia;
- VDRL
- Anti-HBs
- Hbsag
- Anti-HCV
- Colesterol total e frações (HDLc, LDLc)
- Triglicérides;
- ALT (Transaminase Glutâmica Pirúvica-TGP); e AST (Transaminase Glutâmica Oxalacética-TGO);
- Citologia oncótica (Papanicolau), para mulheres entre 25 e 65 anos;
- Servidores com mais de 45 (quarenta e cinco) anos de idade: homem PSA (total e livre); e se mulher: mamografia
- Servidores com mais de 50 (cinquenta) anos: pesquisa de sangue oculto nas fezes (método imunocromatográfico).
Cronograma
Como regra geral, quem possui lotação na Sede ou na cidade de Ananindeua, deverá entregar os exames durante uma consulta com o médico do trabalho do TRT8, na própria Coordenadoria de Saúde - CODSA de acordo com o cronograma estabelecido na CODSA, assim é necessário que no período de atendimento todos estejam com os exames laboratoriais disponíveis.
Magistrados e servidores de fora da sede e que não sejam de Ananindeua, deverão fazer os exames laboratoriais do PCMSO e uma avaliação com um médico do trabalho ou de um clínico geral para obtenção de laudo atestando a saúde física e mental. Durante a avaliação com o médico do trabalho ou clínico geral, deve ser apresentado ao profissional as Orientações ao Médico Examinador.
A CODSA solicita que os laudos e exames sejam encaminhados para o e-mail da (codsa@trt8.jus.br) para a avaliação e elaboração do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). A data limite de envio é o dia 31/07/2018. O assunto do e-mail para envio dos exames deve ser: "Exame Periódico de Saúde – Ano 2018 – NOME DO MAGISTRADO OU SERVIDOR - LOTAÇÃO".
Guias de exames
Magistrados e Servidores que possuem o PAS podem imprimir as guias autorizadas, aqui.
Servidores que não possuem o PAS devem devem entrar em contato com o PAS por meio do e-mail( pas.relacionamento@trt8.jus.br) ou número (91) 4008-7013 e solicitar as guias autorizadas.
Dúvidas?
Em caso de dúvidas deve-se entrar em contato com a CODSA pelo número 4008-7027
Confira o cronograma completo, aqui.
Site do PAS. Clique Aqui.