Direitos Animados dá vida ao Oitavinho, mascote da JT8
Junto dos novos personagens da “Turma do Oitavinho” deve esclarecer para a população questões importantes como o papel da Justiça do Trabalho na sociedade, o trabalho infantil e as situações de riscos ao trabalhador que podem ser denunciados no aplicativo SimVida.
As animações têm duração de 30 segundos e foram elaboradas para serem veiculadas na internet, na TV e nos cinemas dos estados do Pará e Amapá, que abrangem a 8ª região. A Turma do Oitavinho criou vida através do cineasta Cássio Tavernard redesenhou o Oitavinho e criou mais duas personagens: A “Tia Bel” e a “Maria”. Além disso, o Camarão, personagem famoso da “Turma da Pororoca”, criação de Tavernard, também participa da série “Direitos Animados”.
Os desenhos foram desenvolvidos graças aos recursos da Comissão do Programa Trabalho Seguro e da Assessoria de Comunicação do TRT8 para atender uma demanda das Comissões de Trabalho Seguro e de Combate ao Trabalho Infantil, que era divulgar a Justiça do Trabalho e seus programas, servindo de instrumento pedagógico.
Cássio Tavernard, criador dos “Direito Animados”, destaca que os temas escolhidos foram justamente os que tinham um grande apelo para o público. “Uma das demandas é porque ainda há uma falta de conhecimento do público em relação a função e o trabalho do TRT8. E as outras duas temáticas que são a segurança do trabalho e o combate ao trabalho infantil e é diante disso que nós começamos a estruturar a série”, destacou.
Mascote
O Oitavinho é o mascote da JT8 desde a gestão da desembargadora Rosita Nassar, em 2000, quando o TRT8 aderiu ao Programa Nacional de Qualidade, o TRT8 elaborou um concurso para a criação de um mascote para o Programa que se tornou o mascote do TRT8 em sua comunicação interna.
As sugestões de magistrados e servidores foram levados à uma comissão de desembargadores que escolheram o Oitavinho. O personagem foi desenhado pelo servidor Antônio Sérgio, na época lotado na Presidência.
Cássio conta que tudo começou a partir do Oitavinho que continua sendo o personagem que explica o papel do Tribunal para o público. “O processo de criação começa com o Oitavinho que já era um personagem que existia aqui dentro do Tribunal, que cumpria a sua função de ser uma fonte de informação para o público”, ressaltou.
Veja os dois primeiros vídeos da série.
Video1 - JUSTIÇA NOSSO TRABALHO
A animação acontece no Ver o Peso e tem como mensagem principal o papel da Justiça do Trabalho: julgar todas as questões com agilidade. Afinal, JUSTIÇA É O NOSSO TRABALHO.
Vídeo 2 - CRIANÇA, EDUCAÇÃO, DIVERSÃO E ARTE
A animação passa na Beira do Rio, localizada em uma ilha perto de Belém. As informações são específicas sobre Combate ao Trabalho Infantil e a mensagem principal “ É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar às crianças oportunidade de pleno desenvolvimento.